Conecte-se conosco

Agronegócio

Dólar de Prata: O toque mágico para um jardim de sonhos

Publicado

em

Com o nome científico de Lunaria annua  e popularmente conhecida com Dólar de Prata,   essa é uma planta herbácea que pode apresentar comportamentos tanto anuais quanto bienais.  

Com origem na região dos Balcãs e no sudoesta asiático, suas flores e frutos são ornamentais. Essa é uma planta proveniente da mesma família dos nabos e couves, pode atingir até 90 centímetros de altura e apresenta ramagem ereta, ramificada e pilosa.  

Sua folhagem é larga, ovalada, com margens serrilhadas, ásperas e acuminadas. As que ficam na região da base apresentam longos pecíolos e as de cima são sésseis. Veja a seguir mais informações sobre essa espécie tão linda e exuberante.  

Características da planta  

O seu período de inflorescência ocorre durante a primavera onde as flores surgem no tipo racemo, em tons brancos, rosa ou violetas, no formato de tetrâmeras. Um aspecto dessa espécie é que ela é conhecida por atrair polinizadores e deixar os jardins mais vivos.  

Logo após as flores, nascem os frutos, na cor verde e, enquanto estão no processo de amadurecimento, passam para a cor marrom claro, até ficarem translúcidos. Os ramos compostos pelos frutos secos que foram destituídos das respectivas sementes são usados como arranjos florais.  

Cuidados com o cultivo  

Essa planta que chama tanto a atenção por sua delicadeza durante o cultivo e pelo seu florescimento e frutificação transparente, que são únicos e exuberantes, requer alguns cuidados no momento do plantio.  

A Dólar de Prata precisa ser cultivada à meia sombra, com um solo fértil, que apresente uma boa profundidade e seja enriquecido com matéria orgânica. A frequência de rega precisa ser regular para manter a umidade do solo, entretanto, evite o encharcamento do mesmo.  

O clima ideal para que ela se desenvolva com saúde deve ser ameno, com sol durante a manhã ou no final da tarde, quando não está tão forte, a espécie não tolera o calor intenso e direto.  

A fertilização deve ser realizada a cada três meses, o recomendado é o uso do NPK 10.10.10 para o período que ela se encontra em crescimento e o NPK 04.14.18 durante o pré-florescimento.

A propagação da espécie pode ser facilmente realizada através de sementes, que tem como característica crescer durante o primeiro ano e só depois frutificarem e florescerem.

O indicado é semeá-la diretamente no local, porque ela não se adapta ao transplante.  O espaço entre as mudas na hora de plantio deve ser entre 35 e 40 centímetros  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS