Conecte-se conosco

Tecnologia

Alerta de risco: Evite problemas! Conheça as atitudes perigosas para celulares Android

Publicado

em

Os celulares com sistema Android ocupam hoje um espaço significativo no mercado de eletrônicos do mundo todo. Eles conquistaram um espaço cativo, oferecendo uma série de recursos, estabilidade de funcionamento e aplicativos exclusivos para os usuários.  

Apesar do avanço e do aprimoramento ao longo do tempo, algumas práticas corriqueiras podem comprometer a segurança do sistema e o desempenho dos aparelhos. As dicas que vamos mostrar aqui são cruciais para quem tem smartphones Android.

Fique atento a esses três comportamentos. Se você age dessa maneira, é melhor mudar e garantir uma maior segurança do aparelho. Acompanhe!

Erros cometidos por quem tem Android1 – Baixar apps que estão fora do Google Play

O sistema Android dá liberdade ao usuário para que ele instale aplicativos de diferentes fontes, ou seja, eles não precisam necessariamente estar na Google Play Store.  

Embora isso pareça algo vantajoso, é bom ficar em alerta, pois pode gerar riscos graves para o dispositivo. Aplicativos de origem não confiável podem estar contaminados com malwares e vírus espiões, capazes de “roubar” seus dados pessoais.

Deixar de atualizar o software

Aquelas notificações sucessivas para atualizar o sistema do celular são irritantes, todos sabemos. Ignorá-las, no entanto, sempre pode gerar consequências para o aparelho.  

As atualizações são feitas, muitas vezes, para aumentar a segurança do sistema operacional, corrigir falhas e melhorar o desempenho geral do celular.  

Deixá-las de lado, portanto, significa deixar o smartphone vulnerável às ameaças de segurança e reduzir o desempenho de recursos importantes do dispositivo.

Não ter um antivírus confiável

A negligência da proteção é algo comum entre usuários de Android. Muitos invalidam ou esquecem da importância de ter um bom antivírus instalado nos aparelhos eletrônicos.  

Enquanto o sistema iOS possui uma posição mais restrita e fechada em relação à instalação de aplicativos, o Android permite uma maior flexibilidade e, por conseguinte, uma maior exposição a vírus e arquivos maliciosos. Proteja-se!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS