Agronegócio
Plantas prósperas: O milagre da terra vegetal em seu jardim
Também conhecida como composto orgânico, a terra vegetal é um componente considerado essencial para o cultivo de plantas saudáveis e exuberantes. Se trata de um tipo de solo que é enriquecido com matéria orgânica decomposta, como restos de plantas, folhas e esterco.
Sua textura é fofa e porosa, dessa maneira, ela permite uma boa drenagem , com uma retenção de água mais adequada, o que torna o cenário ideal para o desenvolvimento das raízes das plantas.
Ademais, ela é rica em nutrientes essenciais para um desenvolvimento da planta, como fósforo, nitrogênio e potássio, que auxiliam diretamente no florescimento, enraizamento e absorção desses nutrientes por parte das plantas.
Quais os benefícios?
O uso da terra vegetal é conhecido por trazer vários benefícios para o cultivo das espécies. Ela proporciona um solo rico em nutrientes essenciais, além de melhorar a estrutura do solo, tornando-o mais arejado e bem drenado.
Isso é especialmente benéfico para as plantas, pois garante que as raízes tenham acesso ao oxigênio e evita o acúmulo excessivo de água, o que ajuda na prevenção de problemas como, por exemplo, o apodrecimento das raízes.
Um dos grandes benefícios é o fato dela se manter fofa e aerada por um período superior ao da terra comum, o que resulta no crescimento livre e, por consequência, mais saudável das raízes.
Outra vantagem é que a terra vegetal colabora para manter um ambiente mais úmido, isso acontece porque a água evapora de maneira mais lenta, assim, a planta fica hidratada por um período maior. O resultado é a diminuição da necessidade da frequência de regas e a economia de água.
É possível usar somente terra vegetal?
Apesar de todos os benefícios que a terra vegetal propõe, ela não deve ser usada sozinha como substrato único para um bom plantio e um florescimento saudável das espécies.
Isso acontece porque o fato de ser fofa a deixa compactada com o passar do tempo. Dessa maneira, não é recomendado usar somente ela e sim uma mistura que é muito usada pelos amantes da jardinagem, que consiste em 30% de terra comum, 40% de terra vegetal e 30% de areia.
O uso da areia colabora na diminuição da compactação e ajuda no escoamento mais fácil da água. No mercado também estão disponíveis opções de terras vegetais comerciais que possuem adição de carvão moído.
Dessa maneira, a terra se torna mais leve e tem um período maior antes de se compactar. No caso do carvão, ele apresenta propriedades antifúngicas. Esse fato colabora no cuidado das raízes das espécies.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia2 dias atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo2 dias atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Finanças21 horas atrás
Comerciantes não estão mais aceitando dinheiro em espécie. Pode isso?
-
Mundo2 dias atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
Finanças2 dias atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe
-
Agronegócio2 dias atrás
Jardim cheio de vida: conheça 3 plantas perfeitas para atrair beija-flores