Economia
Pix na Argentina? Brasileiros vão poder usar o serviço de pagamento no país dos hermanos
O Pix vai extrapolar as fronteiras do Brasil, e a notícia é animadora para quem gosta de visitar a Argentina. Isso, porque a Fiserv, fintech dos Estados Unidos, pretende levar o modelo de pagamento e transferência rápida de valores criado em solo brasileiro para o país vizinho.
A medida, a julgar pela popularidade e os benefícios criados em ambiente nacional, com certeza vai impactar positivamente na experiência dos turistas brasileiros. Certamente, eles dependerão menos de cartões e dinheiro vivo, tornando tudo mais prático e rápido.
Ao que tudo indica, os pagamentos serão feitos via QR Code e as cobranças em real, o que dispensará a necessidade de compra de dólar ou peso argentino nas casas de câmbio do país.
IOF
Um aspecto a ser levado em consideração, no entanto, já que envolverá uma transação bancária, é a taxa do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), geralmente aplicada nas transações de câmbio e conversão cambial.
De acordo com as informações divulgadas, até então, ela será incluída automaticamente no valor cobrado, e isso deve facilitar ainda mais o processo.
O executivo da Fiserv no Brasil, Jorge Valdivia, disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que, como a fintech opera em vários países da América do Sul, será possível adaptar as tecnologias de maneira local, visando a uma melhor experiência do cliente.
Restrição
O serviço, nesse primeiro momento, só estará disponível em estabelecimentos que aderirem ao modelo da Fiserv. A previsão é que isso ocorra, principalmente, nos locais com maior visitação e quantidade de brasileiros.
Aos interessados, resta aguardar a notícia de que comércios e provedores de serviço da Argentina começaram a adotar o método para já poderem utilizar o Pix no país vizinho.
Enquanto isso não acontece, é necessário seguir comprando pesos e dólares para fazer os pagamentos. À medida que o Pix brasileiro crescer em solo argentino, será uma libertação interessante para os turistas.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças16 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo1 dia atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Moedas2 dias atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Educação2 dias atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Saúde2 dias atrás
Nova resolução da ANS muda regras para cancelamento de planos de saúde
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?