Agronegócio
Verde e saudável: A planta brasileira que oferece canabidiol sem efeitos psicoativos
O canabidiol (CBD) é uma substância encontrada na maconha que pode ser usada no tratamento de diversas doenças, de acordo com vários pesquisadores. Entretanto, o preconceito contra a planta ainda é uma grande barreira para a larga utilização deste precioso ativo que pode ser extraído dela.
Estudiosos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fizeram uma descoberta bastante interessante que pode revolucionar o mercado farmacêutico e resolver o problema. A pesquisa dos acadêmicos revelou que existe uma espécie vegetal brasileira que também é capaz de produzir o canabidiol.
Ela é chamada de Trema micrantha blume e suas flores e frutos não possuem o tetrahidrocanabinol, o psicoativo existente na Cannabis e agente responsável pelos seus efeitos alucinógenos nas pessoas.
A nova descoberta abre um leque de possibilidades bastante vasto e espera-se que, com isso, o uso medicinal do canabidiol quebre as sanções legais que lhe são impostas, fazendo com que o insumo possa ser utilizado sem restrições e beneficiando a vida de inúmeros pacientes.
Como essa nova planta pode ajudar?
De acordo com Rodrigo Soares Moura Neto, o coordenador da pesquisa realizada pela UFRJ, a Trêmula micrantha Blume poderia finalmente derrubar as barreiras legais impostas atualmente à Cannabis justamente por conta da inexistência do princípio psicoativo na sua composição.
Lembrando que, no ano passado, o Conselho Federal de Medicina resolveu que os médicos só podem prescrever o CBD (canabidiol) para tratar os casos de epilepsia durante a infância e a adolescência.
Em contrapartida, o Congresso Nacional brasileiro ainda realiza discussões sobre a possibilidade de liberar o cultivo industrial da planta conhecida como maconha, da mesma forma que já ocorre em países como os Estados Unidos, Holanda, Canadá e Portugal.
Ainda segundo Moura Neto, quando o canabidiol é comercializado de forma legalizada, existe a possibilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impor controles e restrições na sua fórmula, que só pode conter 0,2% de THC.
“No caso da planta brasileira, isso não seria um problema, porque não existe nada de THC nela. Também não haveria a restrição jurídica de plantio, porque ela pode ser plantada à vontade. Na verdade, ela já está espalhada pelo Brasil inteiro. Seria uma fonte mais fácil e barata de obter o canabidiol”, informou o pesquisador.

-
Finanças18 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo10 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio22 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento