Economia
A febre das coberturas amadoras: Brasileiros, shows globais e suas economias
Quando a turnê Renaissance de Beyoncé foi anunciada em fevereiro de 2023, Eduardo Derrico, um fotógrafo de 34 anos, já estava certo de que iria assistir a mais de um show da talentosa artista.
Porém , ele jamais imaginou que a transmissão ao vivo que realizou da abertura da turnê, diretamente de Estocolmo, na Suécia, alcançaria aproximadamente 68 mil espectadores simultâneos.
Eduardo faz parte de uma novidade em constante crescimento: as transmissões amadoras de grandes turnês feitas por pessoas da plateia através das redes sociais. Aproveitando o interesse pelos ídolos pop, os fãs que realizam essas transmissões também ganham um pouco de fama enquanto os shows estão acontecendo.
Como tudo começou
Ao saber que o rapaz estaria presente em vários shows da turnê Renaissance, amigos de Eduardo que gerenciavam o fã-clube Beyoncé Access propuseram a ideia de ele realizar uma transmissão ao vivo de um dos shows em seu perfil.
Eduardo aceitou a proposta, pois sabia que teria mais oportunidades para assistir à apresentação, mas enfrentava alguns obstáculos, como o fato de ser três horas de show. Para ele, esse era o maior empecilho, porque é incomodo ficar segurando o celular por tanto tempo.
A solução encontrada foi adquirir um suporte para o telefone prendido à cabeça. Dessa forma, ele se preparou para o evento, conseguiu transmitir a performance do início ao fim e ainda teve as mãos livres para dançar.
A transmissão ao vivo realizada por Eduardo no perfil do Beyoncé Access na tarde de 10 de maio atraiu cerca de 68 mil espectadores simultâneos, conforme relatado por ele. O número foi crescendo ao longo do show e surpreendeu tanto Eduardo quanto os administradores do fã-clube.
O fotógrafo atribui o sucesso da transmissão ao fato de ter sido o primeiro show da turnê, à gratidão dos outros fãs por conseguirem presenciar o momento de alguma forma e também por ele ter viralizado ao usar o suporte de celular na cabeça.
Movimento engloba vários artistas
E não fica apenas nessa questão. Outros fãs brasileiros também vingaram nas redes sociais fazendo coberturas amadoras dos shows. Rodrigo Batista e Rany Higa também tiveram sua notoriedade por meio de lives como as de Eduardo.
Rodrigo aproveitou que mora fora do país para conseguir ver a Lady Gaga e assim compartilhar com seus seguidores o momento tão aguardado. Ele conta que a live chegou a bater 22 mil seguidores acompanhando e que, mesmo sozinho, teve ajuda de outros fãs.
Enquanto isso, Rany saiu do Brasil para realizar o sonho de ir até um show de Taylor Swift. A jovem compartilhou toda sua preparação em seu TikTok, o que acabou rendendo muitos seguidores e engajamento para ela. O negócio foi tão grande que até o perfil Taylor Nation, organizado pela equipe da artista, notou a moça.
O movimento desses acontecimentos se dá, principalmente, pela demora de artistas específicos para virem pro Brasil. Os três nomes citados aqui na matéria contam com uma fã-base que aguarda por um longo tempo por um show das artistas no país.
Isso deve mudar em breve, já que Taylor Swift anunciou shows para novembro em São Paulo e Rio de Janeiro. Já Beyoncé está no radar, com milhares de fãs aguardando novidades.
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