Tecnologia
Silencie o espião: Guia para impedir seu telefone de escutar conversas
Muita gente jura de pés juntos que dispositivos eletrônicos como notebooks e celulares são capazes de escutar nossas conversas e usam dessas informações para nos mostrar anúncios referentes a coisas que queremos adquirir.
Essa é uma conversa antiga e atualmente há debates ferrenhos sobre o tema nas redes sociais, com diversas teorias sendo elaboradas. Por sua vez, o ciclo de vigiar as pessoas e vender dados para empresas bilionárias seria um ciclo chamado de “capitalismo de vigilância”.
Afinal, não é difícil receber um anúncio contendo alguma coisa que foi o tema central de uma conversa recente, não é mesmo? Agora, o que antes era apenas uma possibilidade conspiratória, ganhou contornos mais realistas após uma perturbadora denúncia, confira a história, a seguir.
Afinal, estamos mesmo sendo vigiados por nossos aparelhos eletrônicos?
Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA, denunciou que diversos governos ao redor do mundo podem acessar todas as informações coletadas pelos referidos dispositivos, sem o menor esforço ou dificuldade.
Além disso, um levantamento encomendado pela organização NordVPN revelou que 53% dos americanos e 45% dos residentes do Reino Unido acham que os smartphones podem claramente captar conversas dos usuários.
De acordo com a empresa, uma das técnicas utilizadas para mostrar anúncios se chama “sinais ultrassônicos”, que nada mais são do que sons de alta frequência, porém inaudíveis para a audição humana, que por sua vez conteriam informações captadas por aplicativos em vários dispositivos.
Um comercial de uma rede de lanchonetes na televisão poderia ser captado pelo smartphone do indivíduo, fazendo com que ele recebesse as informações via ultrassom. Dessa forma, em alguns minutos, o proprietário estaria visualizando anúncios da mesma marca em suas redes sociais.
Além disso, uma pesquisa realizada em 2017, feita pela Technical University of Braunschweig, na Alemanha, mostrou que 234 aplicativos de Android podiam detectar sinais ultrassônicos e assim criar anúncios baseados neles.
Felizmente, existe sim uma maneira de evitar que esses dados sejam coletados, e é algo bem simples e rápido de se fazer, basta apenas que você revogue as permissões de certos aplicativos instalados.
No entanto, o mais importante é proibir alguns apps de acessar informações referentes ao microfone do aparelho, e isso pode ser feito acessando a área de configurações de privacidade do item e selecionando a referida opção.
Além disso, também existe a possibilidade de contratar os serviços de uma VPN que impedirá que o seu IP seja rastreado e utilizado por fontes desconhecidas, já que essas redes costumam usar criptografia de ponta para ocultar seus registros!
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Tecnologia7 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Economia13 horas atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?