Agronegócio
Mundo das orquídeas: 4 espécies para amar e aprenda a cultivar cada uma
O gênero Oncidium é amplamente desejado pelos cultivadores de orquídeas devido à sua beleza única. Suas flores exibem cores vibrantes e um aroma encantador, tornando-as uma escolha popular entre os entusiastas de jardinagem.
As orquídeas desse gênero são originárias do México e também são conhecidas, em algumas regiões do Brasil, como chuva-de-ouro. Elas apresentam uma variedade de cores em suas flores, incluindo tons de verde, amarelo, branco, rosa e laranja.
Conheça mais sobre quatro espécies deste gênero e veja como cultivá-las da melhor forma. Assim, você terá lindíssimas flores em seu jardim e poderá cuidar de cada uma delas da melhor maneira possível.
1. Oncidium flexuosum
A orquídea Oncidium flexusom é uma espécie nativa da América do Sul, sendo amplamente encontrada no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, em algumas regiões, a Flexusom é conhecida como flor dama-dançante devido às suas folhas que se assemelham a uma graciosa bailarina em movimento.
2. Oncidum harrisonianum
A orquídea Oncidium harrisonianum se destaca por suas flores, que apresentam uma ampla variedade de cores que vão do amarelo ao laranja. Essa espécie é frequentemente encontrada em Minas Gerais. Com diferentes colorações e padrões, ela traz uma grande graça para o jardim.
3. Oncidium sphacelatum
Essa orquídea Oncidium sphacelatum é marcada por suas longas hastes florais e pétalas que exibem uma textura cerosa. As flores dessa variedade apresentam manchas sobre um fundo amarelado, acrescentando um charme adicional.
4. Oncidium brunleesianum
A Oncidium brunleesianum é outra espécie de orquídea do mesmo gênero amplamente encontrada no Brasil. Essa flor é nativa de vários estados brasileiros e se destaca pelo porte pequeno e pela profusão de flores durante o período de floração.
Como cultivar orquídeas?
Os cuidados necessários com as plantas do gênero Oncidium não diferem muito dos outros tipos de orquídeas. É muito importante prestar atenção à iluminação, ao local de cultivo e à frequência das regas.
Um dos cuidados cruciais para o desenvolvimento saudável das flores é garantir uma exposição adequada à luz solar durante a fase de crescimento. Recomenda-se expô-la diretamente ao sol por algumas horas diárias, até que comece a florescer.
Além disso, é fundamental cuidar das regas durante o período de crescimento. Como as orquídeas ficam mais expostas ao sol nessa fase, a frequência das regas deve ser maior para garantir que o substrato se mantenha úmido. Você pode usar o dedo, colocando-o na terra para saber se está úmido ou não.
Como as orquídeas são epífitas, elas geralmente se fixam em outras plantas maiores, como árvores. Portanto, é possível cultivá-las em troncos de árvores, desde que eles estejam livres de pragas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Política11 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas
-
Economia1 dia atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas