Conecte-se conosco

Saúde

Regulando bem-estar: O impacto da temperatura do Ar-Condicionado na saúde e bolso

Publicado

em

O ar-condicionado é uma tecnologia maravilhosa, que nos permite regular a temperatura do ambiente em que estamos e deixar tudo bem mais fresco e agradável, porém o seu uso também demanda alguns cuidados básicos.

Segundo a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), é recomendado manter esse aparelho entre  23°C e 26°C durante o período do verão. No entanto, lá pelos tempos de inverno, os valores se alteram para  20°C e 23°C. Conforme o órgão, essas temperaturas são consideradas mais seguras pelos especialistas, pois não comprometem tanto a saúde.

Lembrando que utilizar o ar-condicionado da maneira errada pode ser extremamente prejudicial ao ser organismo, portanto, o uso do produto requer cuidado e principalmente moderação. Aliás, outra importante recomendação é ligar o dispositivo preferencialmente pela noite, quando a pessoa estiver indo se deitar.

Afinal, por que algumas temperaturas são mais indicadas do que outras?  

Em locais onde costuma fazer mais calor, o ar-condicionado acaba fazendo toda a diferença, mas se engana quem pensa que o item é um artigo de luxo. Na verdade, essa máquina é importante por questões de saúde, e existem modelos bem mais acessíveis para o público mais carente, atualmente.

Para o nosso corpo continuar realizando suas funções corretamente, é preciso manter uma certa temperatura, sendo assim, alguns especialistas recomendam que o produto seja mantido funcionando entre  18°C e 22°C, uma vez que essa seria considerada a porcentagem de “conforto térmico“, ou seja, nem muito frio e nem muito quente.

Assim, se você deseja ter uma agradável noite de sono, manter o seu eletrônico nessas marcas recomendadas, isso vai te ajudar bastante. Porém, ainda não existe um consenso universal sobre quais são os valores ideais, e as opiniões costumam se dividir bastante entre os estudiosos de diferentes organizações.

Porém, se você mora em um local onde o sol e o calor costumam ser apenas “turistas”, o uso desse tipo de equipamento pode não ser muito útil, apesar de que hoje em dia existir alguns que possuem funções para produzir ar quente também.

Por fim, lembre-se sempre de tomar cuidado quando for utilizar essa tecnologia, para assim garantir mais segurança tanto para si quanto para os seus familiares! Já dizia o antigo ditado, “é melhor prevenir do que remediar”!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS