Saúde
Alimentos X Medicamentos: O que não comer durante certos tratamentos
Quando se trata de medicamentos, é importante estar ciente das possíveis interações perigosas que podem ocorrer com certos alimentos. Alguns desses alimentos podem acabar interferindo na eficácia dos medicamentos, ou até mesmo causar efeitos colaterais graves.
Alimentos que devem ser evitados com medicamentos
Bananas e alimentos ricos em potássio
Se você está tomando medicamentos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), como o enalapril ou o captopril, é recomendável evitar o consumo excessivo de bananas e outros alimentos ricos em potássio. Esses medicamentos já aumentam os níveis de potássio no sangue, e o consumo adicional pode ser prejudicial.
Álcool
A combinação do álcool com benzodiazepínicos, analgésicos opioides, insulina, medicamentos para diabete e, para dizer a verdade, basicamente qualquer tratamento medicamentoso, pode ser bastante prejudicial, podendo aumentar os efeitos colaterais do remédio, enquanto este potencializa o estrago do álcool no organismo.
Essas combinações podem aumentar os efeitos sedativos e depressores do sistema nervoso central, levando a sonolência, dificuldade respiratória e diminuição da função cognitiva. Além disso, o álcool interfere na regulação da glicose sanguínea, sendo especialmente perigoso para pessoas com diabete.
Queijos fortes
Os queijos fortes, como o queijo parmesão e o queijo azul, contêm tiramina, uma substância que pode interagir perigosamente com os inibidores da monoamina oxidase (IMAOs), medicamentos comumente prescritos para tratamento da depressão.
Lacticínios
Alguns antibióticos, como as tetraciclinas, podem ter sua absorção prejudicada quando consumidos com produtos lácteos. O cálcio presente nos lacticínios interfere na absorção do medicamento, o que diminui sua eficácia. Então, é aconselhável evitar o consumo de lacticínios durante o tratamento com esses antibióticos.
Recomendações adicionais
O ideal é sempre ler as instruções e informações sobre os medicamentos que você está tomando, tanto na bula, quanto na própria internet. Além disso, siga as orientações do médico ou farmacêutico em relação à alimentação durante o tratamento. Em caso de dúvida, consulte um profissional de saúde e obtenha orientações específicas.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia11 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura