Agronegócio
Nova fonte de energia: bambu pode ser a solução que o mundo precisa
O bambu pode ser a solução que todos esperavam para garantir a produção energética no mundo. Conforme um estudo feito pela Hungarian University of Agriculture and Life Sciences, ele é o novo candidato a fonte renovável de energia.
Os pesquisadores explicam que a rápida taxa de crescimento e o potencial de absorver carbono da atmosfera transformam o bambu em uma opção vantajosa que deve ser levada em consideração.
O mundo vive hoje um período marcado pela busca por alternativas sustentáveis aos combustíveis fósseis. A solução pode estar no bambu, planta que já é utilizada de diferentes formas pela humanidade, da construção de móveis à fabricação de papel, por exemplo.
Técnicas de produção
De acordo com o estudo, o bambu pode ser transformado em combustível a partir de técnicas como fermentação e pirólise, que convertem a matéria-prima vegetal em bioetanol, biogás e uma série de produtos relacionados.
Esse tipo de processo seria possível em razão da grande quantidade de celulose nas diferentes variedades do bambu. Acredite: existem mais de mil espécies da planta espalhadas pelo mundo.
A composição química tende a variar um pouco entre elas. O autor principal do estudo, Zhiwei Liang, aponta que no futuro as pesquisas devem focar em identificar as espécies mais vantajosas, visando à redução de custos e tempo necessários para a produção de biomassa.
Diferencial
Um dos grandes fatores que colocam o bambu como uma opção viável acima de outros vegetais é o fato dele crescer rapidamente, podendo chegar a 1 metro por dia.
Os cientistas destacam que a planta pode alcançar a fase madura em até quatro meses, com uma altura de mais de 30 metros. Ou seja: o potencial de renovação é altíssimo.
Nesse curto intervalo de tempo, o bambu é capaz de remover grandes quantidades de carbono da atmosfera e, em troca, devolver oxigênio, representando uma opção claramente sustentável.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Agronegócio2 dias atrás
Guia prático para plantar mandioca em casa e ter uma colheita farta
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou