Economia
Eletrodomésticos devoradores de energia: Como reduzir sua conta de luz
Recentemente, pudemos notar um aumento nos preços da eletricidade, com as contas de luz dando um grande salto em algumas casas brasileiras, mesmo sem que o consumo houvesse aumentado significantemente. Assim, é fundamental se atentar ao uso de alguns aparelhos eletrodomésticos e adotar hábitos mais econômicos.
Os principais vilões da conta de luz são os equipamentos que usam energia para gerar calor — ou frio — como o chuveiro elétrico, ar-condicionado central, fogão elétrico, secadora de roupas e secador de cabelo. Esses aparelhos podem representar uma boa parte do valor da sua conta de energia, dependendo da frequência e como são usados.
Eletrodomésticos que aumentam a conta de luz
Como mencionado, alguns eletrodomésticos podem aumentar significativamente o preço da sua conta de luz. Por isso, é importante identificar quais são e adotar um consumo inteligente para reduzir os gastos. Confira algumas dicas logo abaixo.
Chuveiro elétrico
Sempre que possível, opte por banhos gelados ou use a função verão, evitando banhos demorados. Não reutilize uma resistência queimada e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa.
Ar-condicionado central
Instale-o em um local arejado e com boa circulação de ar. Evite áreas expostas ao sol e mantenha os filtros sempre limpos. Regule a temperatura em cerca de 23 graus e desligue o aparelho quando não estiver no ambiente.
Fogão elétrico
Se precisar utilizar fogão elétrico, prefira panelas com fundo plano e do mesmo tamanho das bocas do fogão. Use a tampa das panelas para acelerar o cozimento e desligue o fogão um pouco antes de terminar o preparo dos alimentos, que chegarão no ponto pelo calor residual.
Secadora de roupas
Use-a somente quando necessário, como em dias chuvosos. Não misture roupas de tecidos diferentes e separe-as por tamanho. Limpe o filtro de fiapos a cada uso e não sobrecarregue o aparelho, pois isso irá gastar ainda mais energia.
Secador de cabelo
Use-o na potência mínima e por pouco tempo. Evite usá-lo todos os dias e opte por secar os cabelos naturalmente sempre que isso for possível.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio10 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças17 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer