Conecte-se conosco

Saúde

Mito ou Realidade: O amendoim pode realmente aumentar a libido?

Publicado

em

Frequentemente servido em forma de chá nas barracas de festa junina, o amendoim é considerado por muitos como um alimento capaz de aumentar o apetite sexual. No entanto, surge o seguinte questionamento: será que isso é mesmo verdade ou não passa de um mito replicado pelas pessoas?  

Segundo Vanderli Marchiori, nutricionista e ex-diretora da Sban (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), não há qualquer tipo de evidência científica sólida que comprove o efeito direto do amendoim no desempenho sexual. No entanto, a profissional também explica que o uso contínuo poderia beneficiar a saúde sexual dos homens, mas não de todos.    

Desvendando a fama do amendoim como alimento afrodisíaco  

A fama do amendoim como afrodisíaco natural pode ser atribuída, em parte, à presença de pelo menos três nutrientes em quantidades significativas no alimento. São eles: arginina, vitamina E e zinco.

De acordo com Machiori, esses nutrientes poderiam beneficiar a saúde sexual de pessoas que possuem deficiências nutricionais ou algum problema de circulação sanguínea.  

Um estudo realizado pela Universidade de Roma indica que, embora a arginina por si só não tenha como tratar de forma adequada a impotência sexual, sua propriedade vasodilatadora parece contribuir para a ereção quando combinada com outros tratamentos e demais substâncias. O zinco, também, pode prolongar a ereção, segundo outro estudo.  

No entanto, “achar que consumir amendoim eventualmente e depois de 30 ou 40 minutos haverá alguma diferença na “hora H” é um tremendo equívoco”, afirma a nutricionista.  

Em caso de disfunção erétil, busque o tratamento adequado  

Celso Dantas é urologista e atua no Hospital Badim e no Hospital Israelita Albert Sabin, no Rio de Janeiro. O profissional não deixa de recomendar tratamentos adequados no caso de disfunção erétil e que o consumo de amendoim, sozinho, não faz nenhum milagre.  

Em casos de problemas sexuais no homem, uma das opções de tratamentos são medicamentos que justamente relaxam os vasos e melhoram fluxo do sangue para os genitais. Mas, apesar de bons, até os remédios, às vezes, não funcionam.”  

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS