Automobilística
Problemas no tanquinho dos carros flex? Saiba se a gasolina pode apodrecer
Se você tem um carro flex e abastece com etanol, é muito provável que já tenha passado por algum aperto na hora de dar a partida em dias frios, não é mesmo? Isso acontece porque o etanol tem uma menor volatilidade que a gasolina, ou seja, ele evapora menos e demora mais para entrar em combustão.
Exatamente por esse motivo, os carros flex têm um tanquinho adicional de gasolina, injetada no motor para facilitar a partida quando o veículo está abastecido com etanol e a temperatura externa está mais baixa, como durante o inverno, por exemplo.
No entanto, como o portal Vrum informa, essa gasolina pode estar vencida no tanquinho, causando problemas no seu carro. Isso porque a maioria abastece o reservatório uma vez e acabam esquecendo da existência dele, passando longos períodos sem verificá-lo.
O que muitos não sabem, é que a gasolina tem uma validade, mesmo aquelas mais caras, como a Premium, Pódium ou OctaPro, que duram mais que as outras, mas ainda assim deixam de ser eficazes após transcorrido um determinado período.
Quando a gasolina vence, ela acaba basicamente estragando, oxidando e formando gomas e vernizes, que por sua vez entopem os bicos injetores e acabam prejudicando o desempenho do motor. Além disso, a gasolina pode ser contaminada por sujeira ou água, também danificando o sistema de injeção.
Então, se você está sofrendo para dar partida nas manhãs frias que estão assolando o Brasil recentemente, uma boa ideia é dar uma olhada no tanquinho.
Outras dicas válidas
- Abasteça o tanquinho regularmente e use sempre uma gasolina de maior qualidade;
- Verifique o nível do tanquinho periodicamente;
- Não use gasolina velha ou de procedência duvidosa no tanquinho, pois isso pode danificar seu carro;
- Não encha demais esse reservatório adicional, pois isso pode causar vazamentos ou transbordamentos;
- Jamais misture gasolina com etanol no tanquinho, pois isso irá acabar com a eficácia da partida e pode comprometer o funcionamento do motor.

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