Conecte-se conosco

Automobilística

Gasolina ou etanol no carro flex? Saiba por que a conta dos 70% não serve mais

Cálculo de 70% do carro flex não compensa mais. Venha entender qual é o melhor combustível que você deve abastecer seu veículo.

Publicado

em

O carro flex foi lançado em 2003 com a supervantagem na época, como o nome já diz, de possuir um motor que pode funcionar para os dois tipos de combustível – gasolina e etanol.

Se são possíveis os dois combustíveis, qual é o melhor para se escolher? Desde que o carro flex passou a existir, criou-se no senso comum uma noção de que a proporção de etanol para gasolina deve ser de, no máximo, 70%.

Todos sempre dão esse mesmo conselho, desde mecânicos a comerciais de TV, jornais e postos de gasolina. Mas o que significa a conta dos 70%? Ainda funciona pensarmos dessa forma?

mulher com duvidas na bomba de gasolina

Fonte: VejaRio

Cálculo de 70% no carro flex: entenda

Como no carro flex é permitido usar os dois tipos de combustíveis, o cálculo de qual usar é feito pensando no que vale mais a pena pagar. Dessa forma, o uso do etanol não serve se seu custo for superior a 70% do custo da gasolina. Com isso, se o etanol for mais caro que 70% do valor da gasolina, não compensa.

Há anos, esse conselho foi disseminado, porém, com o tempo e os avanços da tecnologia, as informações mudaram. Essa diferença de 30% no consumo não funciona mais, na realidade. Os carros evoluíram, e o etanol também melhorou. Vem entender!

Mudança no cálculo do etanol para carro flex: fique ligado!

Para você saber qual combustível escolher para seu carro flex, deve-se analisar cada carro individualmente. No entanto, é preciso entender que o cálculo 70% pode ser reduzido para valores como 65% devido ao desenvolvimento do motor.

Por isso, dependendo do carro, o cálculo de 70% não corresponde à realidade, podendo ser mais ou menos do valor. É preciso enxergar além da questão financeira, já que o etanol oferece maior desempenho para carros flexíveis. Em 95% dos motores flex, o etanol é melhor para aumentar a potência.

Nesse sentido, o cálculo é: a gasolina só vale mais a pena se os custos forem comparáveis ou um pouco maiores do que os do etanol ou se você não se importar com a potência do carro e quiser mais autonomia, parando menos vezes em um posto para pôr combustível.

Por isso, as porcentagens 30% e 70% não devem ser o único critério para escolher o melhor combustível para seu carro flex. É importante entender que o etanol melhora o desempenho do carro e a gasolina possui as melhores propriedades autônomas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS