Saúde
Misturou, intoxicou? Anvisa desmascara perigos na limpeza doméstica
A Anvisa, conhecida como Agência Nacional de Vigilância Sanitária, emitiu um alerta após receber notificações de três casos de intoxicação de profissionais em um ambiente hospitalar, devido à mistura incorreta de produtos de limpeza.
Os casos ocorreram no mês de maio e estão ligados ao uso errôneo de produtos à base de quaternários de amônio, biguanida e hipoclorito a 1%. Um dos trabalhadores, exposto acidentalmente à combinação de produtos durante a desinfecção de leitos hospitalares, necessitou de atendimento médico especializado.
O que aconteceu com os intoxicados?
Os profissionais intoxicados apresentaram uma série de sintomas, incluindo irritação na pele e nos olhos, ardência no nariz, dor de cabeça, vermelhidão e lesões cutâneas causadas por coceira em todo o corpo. O caso foi classificado como um evento adverso grave pela Anvisa.
Esse incidente ressalta a importância de seguir rigorosamente as instruções dos fabricantes sobre o uso e a combinação adequada de produtos de limpeza, a fim de evitar riscos à saúde e garantir a segurança dos profissionais e pacientes.
A Anvisa reforça a necessidade de conscientização e capacitação adequada para a manipulação correta desses materiais, visando prevenir futuras intoxicações e promover um ambiente seguro nos estabelecimentos de saúde.
Em uma nota emitida pela Anvisa, foi reforçado que é importante respeitar à risca as instruções do fabricante em relação às condições de uso dos saneantes. Outro ponto é evitar misturar ou interagir indevidamente diferentes produtos químicos durante a limpeza e desinfecção de ambientes hospitalares.
Segundo uma resolução da Anvisa datada de 2020, um produto saneante é classificado como uma substância ou preparação utilizada para limpeza e afins, desinfecção, desinfestação, sanitização, desodorização e odorização, além da desinfecção de água para consumo humano, hortifrutícolas e piscinas.
Esses produtos são destinados à aplicação em objetos, tecidos, superfícies inanimadas e ambientes. A regularização dos produtos saneantes pela Anvisa é fundamental para o controle de infecções em ambientes hospitalares.
Em relação aos casos investigados, a Anvisa divulgou que os sinais e sintomas apresentados pelos profissionais estão relacionados à mistura e interação das três substâncias que evaporaram nas salas cirúrgicas.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp