Tecnologia
Apple vai apagar fotos salvas na 'nuvem' dos iPhones? Entenda e saiba como se prevenir
Se você usa iPad ou iPhone, é bom ficar atento a esta informação: a Apple decidiu apagar de forma permanente um álbum de fotos salvas na nuvem dos dispositivos, e isso deve ocorrer ainda neste mês de julho.
A decisão da empresa atingirá os arquivos que fazem parte do “Meu Compartilhamento de Fotos” ou “My Photo Stream”, em inglês. Esse álbum costuma salvar automaticamente os registros fotográficos, mantendo-os por 30 dias.
Todas as vezes que o usuário ou proprietário do dispositivo tira uma foto, ela não só fica salva no aparelho, mas também vai para a pasta “Meu Compartilhamento de Fotos”.
Idealizado por Steve Jobs
Esse álbum foi criado por Steve Jobs e existia havia mais de uma década, com capacidade para salvar até 1 mil imagens. Ele era uma alternativa interessante aos planos pagos do iCloud.
Hoje, o iCloud oferece até 5GB de espaço grátis para fotos, o que comporta cerca de 3,5 mil imagens, e sem prazo de validade. À medida que o tempo vai passando, no entanto, e você acumula novos registros, esse espaço pode não ser suficiente. Daí, a necessidade de assinar e pagar pelo serviço.
A pasta “Meu Compartilhamento de Fotos” era uma alternativa a esse problema. Apesar de não manter as imagens salvas para sempre, ela guardava os arquivos mais recentes, por 30 dias e de maneira gratuita, mesmo que o usuário não tivesse mais espaço.
Isso dava ao proprietário do iPhone um prazo para capturar as imagens e salvá-las de outra forma. Com a mudança e a nova regra da Apple, essa vantagem será extinta.
Mudança e solução
Desde o dia 26 de junho, as fotos deixaram de ser salvas automaticamente no álbum. A empresa informou que no dia 26 deste mês apagará de vez todas as imagens que estiverem armazenadas no local.
A boa notícia é que ainda dá tempo de você salvar as imagens e retirá-las da pasta. É bom ficar claro que, a partir de agora, as fotos feitas pelo aparelho serão salvas, somente, no dispositivo. O espaço temporário de armazenamento na nuvem deixará de existir.
Caso você pague pelo serviço do iCloud+, essa alteração não deve te atingir. Ela vai afetar, somente, aqueles que fazem uso da versão gratuita e costumam ficar sem espaço para fotos no celular ou tablet. Nesse caso, é melhor correr contra o tempo.
Como salvar as fotos?
Veja abaixo como é possível salvar as imagens antes de elas serem deletadas:
- Acesse o app Fotos no seu iPhone ou iPad e clique em Álbuns, na parte inferior da tela;
- Você encontrará vários álbuns de fotos. Acesse o álbum chamado “Meu Compartilhamento de Fotos” e, nele, selecione todas as fotos que deseja guardar;
- Em seguida, clique em “Compartilhar” e “Salvar Imagem” para guardar as fotos no seu próprio aparelho.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp