Conecte-se conosco

Tecnologia

APPLE: Saiba o que significa o ‘i’ em iPhone, iPad e iMac

Prefixo utilizado para nomear os produtos da Apple possui significados escolhidos por Steve Jobs, fundador da marca.

Publicado

em

Todos os anos, a Apple apresenta novos modelos de iPhone, iPad e computadores, como o famoso iMac. Mas o que significa o prefixo “i” presente na nomenclatura de todos esses produtos? Essa é uma pergunta que vamos responder agora!

Desde 1998, com o iMac, a empresa passou a adotar essa maneira de nomear os dispositivos. O significado para a letra “i” era Internet, pois a versão do computador lançada naquele ano foi a primeira que permitiu a conectividade cabeada e uso da rede mundial de computadores.

Esse, no entanto, não é o único significado para a letra “i”, no caso do iMac. Steve Jobs pretendia, ainda, reforçar a individualidade de cada usuário com o computador pessoal. Além disso, ele destacava outras questões, como a necessidade de informar, inspirar e instruir.

‘i’ virou marca da Apple

Desde então, a gigante da tecnologia passou a lançar mais produtos com a letra “i” como prefixo. O iPod veio em 2001; o iPhone, em 2007; e o iPad, em 2010.

Cada um desses aparelhos conseguia, de certa forma, se encaixar nos mesmos significados do iMac. Com isso, o conjunto de dispositivos da Apple passou a ser conhecido como “iDevices”.

Remoção do ‘i’

Desde a morte de Steve Jobs, ocorrida em 2011, a empresa passou a adotar uma política de marketing diferente. Sob o comando de Tim Cook, a Apple tenta abandonar o prefixo “i” e passou a aderir à própria marca para nomear os produtos.

O destaque tem sido total para a famosa maçã, símbolo da empresa. O Apple Watch, por exemplo, lançado em 2015 como o primeiro relógio inteligente da marca, seria chamado, inicialmente, de “iWatch”, o que não se concretizou.

Outra previsão de mudança deve ocorrer no lançamento futuro do primeiro carro elétrico da Apple. Seguindo a lógica de Jobs, ele poderia se chamar “iCar”, mas tudo indica que será nomeado “Apple Car”.

O veículo segue em fase de desenvolvimento, e a previsão é de que ele seja lançado em 2026.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS