Agronegócio
Quer salvar uma planta que está morrendo? Siga estas dicas e resgate seu jardim
As plantas são elementos decorativos que trazem vida aos espaços em que estão inseridas, sejam eles ambientes internos ou externos. No entanto, é necessário adotar uma série de cuidados para preservar a sua saúde das espécies vegetais e prolongar a sua vida útil.
Regar diariamente e aplicar fertilizantes são tarefas importantes, mas nem sempre suficientes para salvar uma planta que está apresentando sinais de deterioração, como folhas secas ou infecções por fungos.
A seguir, confira em detalhes o que fazer quando sua planta estiver pedindo socorro!
Passo a passo para salvar uma planta seca
Se você tem alguma planta no seu jardim que está precisando de ajuda por excesso de secura, confira as instruções para salvá-la de um destino terrível:
- Corte os ramos secos: comece cortando todos os ramos que estão secos. Isso ajudará a eliminar partes mortas da planta e permitirá que ela concentre sua energia nos tecidos saudáveis.
- Retire-a com cuidado: retire a espécie do vaso ou do solo com muito cuidado, garantindo que as raízes permaneçam intactas. Independentemente de onde ela esteja, seja em um vaso ou no jardim, certifique-se de manuseá-la com delicadeza durante o processo.
- Coloque-a em um recipiente com água morna e terra: transfira a planta para um recipiente grande e cubra suas raízes com terra e água morna. Deixe descansar por cerca de 10 minutos para que ela possa absorver a umidade necessária.
- Drene o excesso de água: após finalizado o tempo de repouso, coloque a planta em um prato para permitir que o excesso de água escorra. Isso evitará que as raízes fiquem encharcadas, o que pode agravar o problema.
- Retorne a planta ao vaso ou jardim: replante-a no mesmo vaso ou diretamente no solo do jardim. Certifique-se de que a terra esteja seca o suficiente para evitar o acúmulo de umidade.
- Regue a planta: utilize uma quantidade adequada de água para auxiliar na sua recuperação.
Passo a passo para salvar uma planta afogada
Já se o problema é excesso de água, o passo a passo é outro, confira:
- Avalie a frequência de rega: observe se as folhas inferiores estão amareladas e caindo, o que indica excesso de água. Se esse for o caso, reduza a frequência de rega.
- Evite expor a planta diretamente à luz solar: escolha locais mais sombreados para que ela possa se recuperar.
- Pode as raízes e envolva a planta: com cuidado, remova a espécie do vaso, evitando danificar suas raízes. Corte as raízes com coloração marrom, deixando apenas as brancas e saudáveis. Em seguida, envolva a planta com um papel absorvente, deixando-o em contato com a terra por aproximadamente um dia. Isso ajudará a absorver o excesso de umidade.
- Utilize um fungicida: após o tempo de absorção, remova o papel absorvente e aplique um fungicida nas raízes. Isso ajudará a prevenir o crescimento de fungos e auxiliará na recuperação da planta.
- Replante: replante a planta em um solo completamente seco para evitar o excesso de umidade. Siga corretamente todo o processo de replantio para garantir um ambiente favorável à sua recuperação.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio12 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças19 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer