Conecte-se conosco

Empresas

'Jeitinho'! Motoristas de Uber usam tática irregular para melhorar performance, e empresa critica

Publicado

em

Nas últimas semanas, surgiu uma polêmica envolvendo um vídeo na internet que demonstra como os motoristas de Uber estariam se apoiando numa técnica inusitada para evitar a redução da taxa de aceitação no aplicativo.

As imagens foram feitas por um suposto motorista. Com auxílio do suporte do celular, ele criou uma vassourinha com uma caneta touch acoplada ao cabo. Isso faz com que ele consiga pressionar a tela do celular automaticamente sempre que surge uma nova chamada, sem usar o próprio dedo.

A estratégia, apesar de recente, já tem até um apelido: “dedo de Deus”. O grande objetivo dela é garantir que a taxa de aceitação do motorista não seja afetada. Vale destacar, no entanto, que esse tipo de tática é proibida e pode gerar o banimento por violação dos termos da plataforma.

Taxa de aceitação

Para quem não sabe, a taxa de aceitação é um indicador que mostra o índice de solicitações de viagens que o motorista aceita ou não. Se ela ficar muito baixa, a plataforma pode começar a reduzir a quantidade de corridas enviadas ao motorista.

Além dessa consequência imediata, a Uber pode, também, reduzir a frequência de corridas com valores mais elevados e deixar o motorista de fora em momentos de promoções e campanhas exclusivas do app, ou seja, tem um efeito direto no bolso do trabalhador.

Como a estratégia funciona?

O aplicativo da Uber identifica a frequência com que os motoristas rejeitam as corridas, ou seja, se eles ignoram as corridas por não valerem a pena, isso fica registrado de forma negativa no histórico deles.

A aceitação é compreendida pela plataforma a partir de um simples toque na tela, mas isso não garante que o serviço foi efetivamente realizado. Com o uso da caneta touch, esse mecanismo acaba sendo facilitado e burlando a compreensão do software.

Posicionamento

A Uber, claro, não deixou de se posicionar sobre o assunto. A empresa explicou que uma baixa taxa de aceitação pode resultar na não elegibilidade para participar de promoções, mas que ficar online sem a intenção de aceitar viagens prejudica o bom funcionamento do serviço.

A resposta foi publicada no site da empresa. Essa tática, segundo a companhia, pode acabar prejudicando os demais motoristas, em razão da demora para que eles recebam novas solicitações, e também os próprios usuários, pois gera um maior tempo de espera pela confirmação da corrida.

Para elevar as taxas de aceitação, o Uber indica que os motoristas deixem o som do app ligado para que eles fiquem atentos às notificações e não percam nenhuma solicitação.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS