Conecte-se conosco

Agronegócio

Potos-cetim: saiba como cuidar dessa plantinha fofa que parece um coração

Publicado

em

O potos-cetim (Scindapsus pictus) é uma planta de folhas verdes-acinzentadas salpicadas de prateado que conquistou o mundo botânico.

Tanto sucesso obteve que recebeu uma medalha da Royal Horticultural Society, a maior sociedade botânica do mundo, sediada na Inglaterra.

Mesmo sem uma floração ornamentalmente valorizada, essa folhagem é capaz de encantar até mesmo os corações dos amantes de orquídeas.

Características e curiosidades

Potos-cetim, também conhecido como jiboia-prateada, é originário de países do sul da Ásia, como Indonésia, Filipinas e Sumatra.

É primo da jiboia, uma trepadeira que pode atingir mais de 10 metros de comprimento, mas mantém suas folhas pequenas e carnudas.

Já a espécie Epipremnum pinnatum apresenta folhagem de tamanho ampliado quando encontra uma árvore para escalar. Assim como a maioria das aráceas, como o singônio e o imbé, o potos-cetim é tóxico se ingerido.

Portanto, se você possui animais de estimação, é recomendado pendurar o vaso em um gancho preso ao teto, aproveitando o efeito cascata da bela folhagem e evitando acidentes.

Cuidados de cultivo

O potos-cetim é perfeito para ambientes internos, crescendo bem próximo a janelas ou varandas envidraçadas que recebam luz intensa, porém sem exposição direta ao sol.

Caso suas folhas comecem a amarelar ou enrolar, aumente a frequência das regas. Em dias quentes e secos, além de molhar a terra, borrife água fresca nas folhas para fornecer umidade adicional, que é apreciada por essa espécie.

Propagação e floração

Se você deseja obter mudas de potos-cetim, é possível fazer isso retirando pequenos pedaços do caule com raiz ou podando as pontas dos ramos, que facilmente enraízam em substrato para mudas misturado com areia e composto orgânico em partes iguais.

Certifique-se de cobrir a superfície com palhinhas para manter o solo úmido, atendendo às preferências dessa planta.

Lembre-se de adubar mensalmente, evitando o uso excessivo de cálcio, pois o potos-cetim prefere um solo ligeiramente ácido, e o cálcio tende a alcalinizar o solo.

Durante o verão, caso as folhas já estejam bem desenvolvidas, pode-se encontrar algumas flores entre os caules. No entanto, não espere por flores espetaculares com pétalas delicadas.

As flores do potos-cetim são discretas, de cor branca, assemelhando-se a antúrios ainda mais fechados. Imaginem se as flores fossem tão deslumbrantes quanto as folhas? Certamente seria o fim do reinado das orquídeas no mundo das plantas ornamentais.

Com todas essas dicas de cultivo dessa belíssima espécie, você terá uma planta saudável e deslumbrante no seu jardim para cultivar com muito amor e carinho!  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS