Economia
Menos é mais: siga o passo a passo para desconto na conta de luz em casa
A economia de energia elétrica é uma preocupação cada vez mais presente em nossas vidas, tanto pela busca por redução de gastos como pela importância de preservar o meio ambiente. Por isso, encontrar maneiras eficientes de economizar luz se tornou essencial.
Por isso, se você está buscando formas de fazer essa redução, esta dica vai te ajudar muito! Por meio de um benefício que poucos conhecem, você pode ter a taxa da energia da sua casa reduzida. Veja como!
Este benefício ajudará a reduzir sua conta de luz!
O governo federal implementou um programa social para auxiliar a população de baixa renda do país, oferecendo descontos significativos na tarifa de energia elétrica, resultando em uma redução mensal do valor cobrado. E o melhor de tudo é que os cidadãos só precisam se cadastrar para obter esse benefício.
Conhecido como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), esse programa garante uma redução de 10% a 65% no preço da conta de luz para famílias em geral e até 100% de desconto para famílias quilombolas ou indígenas. O processo de cadastro é simples, rápido e traz uma série de vantagens.
O desconto na conta de luz é concedido automaticamente aos cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), um sistema de dados do governo federal. Até meados de 2022, era necessário entrar em contato com a operadora de energia da região para solicitar o benefício, mas agora a concessão é realizada de forma espontânea.
Para se inscrever no CadÚnico, é necessário que a família tenha uma renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo ou, então, deve ter um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada, conhecido como BPC, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Além disso, famílias com renda total de até três salários mínimos também podem se inscrever no CadÚnico, desde que haja um morador da residência que dependa do uso contínuo de dispositivos elétricos para realizar um tratamento de saúde.
Para efetuar a inscrição no Cadastro Único, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e apresentar a documentação exigida. Após o cadastro, é só aguardar a concessão automática dos descontos na conta de luz.
Qual é o valor dos descontos?
De acordo com a Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, o desconto oferecido aos consumidores residenciais de baixa renda é determinado com base na quantidade de quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês. A seguir, você encontra uma tabela que dá uma média de descontos:
População geral
- 65% de desconto: consumo de 0 a 30 kWh mensais;
- 40% de desconto: consumo de 31 a 100 kWh mensais;
- 10% de desconto: consumo de 101 a 220 kWh mensais.
Indígenas e quilombolas
- 100% de desconto: consumo de até 50 kWh mensais;
- 40% de desconto: consumo de 51 a 100 kWh mensais;
- 10% de desconto: consumo de 101 a 220 kWh mensais.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas23 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia20 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto