Saúde
Vida em perigo: descubra como seu estilo de vida pode ser fatal a longo prazo! ⚰️💔
Você já parou para pensar em como seu estilo de vida pode estar afetando sua saúde? Muitas vezes, acabamos nos acostumando com hábitos que parecem inofensivos, mas que, na verdade, podem estar nos prejudicando aos poucos.
Por exemplo, você sabia que passar muito tempo sentado, consumir alimentos processados, fumar, consumir álcool em excesso e dormir mal são fatores de risco para diversas doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, câncer, obesidade e depressão?
Por que temos hábitos prejudiciais?
Um dos motivos pelos quais temos hábitos destrutivos, mesmo sem ter consciência disso, é a importância que damos ao que os outros pensam sobre nós. Esse tipo de comportamento faz com que, desde muito cedo, nos condicionemos a adotar o que está na moda ou o que faz os outros nos admirarem e “respeitarem”.
Esses hábitos perigosos derivam de outro fator muito importante que, em vários casos, acaba ficando de lado durante o desenvolvimento de uma pessoa. Esse fator é a autonomia.
Inclusive, é consenso entre os psicólogos que, para ter uma vida plena, é necessário desenvolver o amor-próprio e a autonomia. Estima-se que diversos casos em que a pessoa tira a própria vida são motivados pela falta dessa autonomia, que acaba gerando dependência emocional e esse trágico desfecho.
O que a falta de autonomia causa e como se livrar disso?
Com autonomia, somos capazes de criar nossa própria verdade e viver a vida que desejamos. Por outro lado, sem isso, ficamos suscetíveis a perdas, solidão, separações e mudanças inesperadas, o que pode causar traumas e sofrimentos psicológicos.
Além disso, sem autonomia muitas pessoas se submetem a relacionamentos extremamente problemáticos, simplesmente por precisarem da afirmação de terceiros, que é a principal característica de quem não se sente autossuficiente.
Frente a todos esses problemas derivados da falta de autonomia, você pode estar perguntando: como se livrar disso? Inicialmente, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional adequada, com um psicólogo. No entanto, algumas dicas podem ajudar, como:
- Não se basear em opiniões alheias;
- Estar sempre em busca daquilo que você realmente deseja;
- Priorizar as suas vontades e urgências;
- Ser grato simplesmente por ser quem você é;
- Tentar sempre ser melhor para si;
- Enxergar a sua própria verdade;
- Não ter medo da rejeição.
-
Tecnologia1 dia atrás
Esvaziar a lixeira do seu Samsung libera espaço na memória do celular: veja como fazer
-
Finanças18 horas atrás
Cédula rara é vendida por mais de 2 milhões de dólares; veja imagem
-
Agronegócio1 dia atrás
Qual o melhor lugar da casa para colocar a zamioculca e atrair dinheiro?
-
Bancos2 dias atrás
Banco do Brasil vai pagar R$ 1 bi em JCP
-
Tecnologia2 dias atrás
Usar VPNs no Brasil pode gerar punição judicial para o usuário?
-
Finanças2 dias atrás
Bancos podem cobrar taxa no Pix? Conheça as regras e evite surpresas
-
Investimentos1 dia atrás
Em vez de ações, Buffett indica outro investimento para os jovens
-
Tecnologia2 dias atrás
Kim Kardashian exibe Optimus, robô da Tesla, no Instagram. Quanto custa?