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Golpe do código! Motoristas da Uber usam chat do app para fraudar corridas; Fique atento

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Se você é usuário do aplicativo da Uber, é importante estar atento a esta nova possibilidade de golpe. Alguns motoristas cadastrados na plataforma estão praticando o chamado “golpe do código de segurança”.  

Essa modalidade, basicamente, funciona da seguinte forma: antes de chegar ao local indicado para pegar o passageiro, eles usam o chat do app para perguntar ao usuário qual seria o código de segurança da corrida.

Se o passageiro enviar o número, os motoristas conseguem iniciar a viagem com antecedência e gerar um valor mais alto a ser pago por ela.

Ferramenta de segurança

Esse número é o U-Código, conhecido também como código de verificação. Trata-se de uma ferramenta da Uber para dar mais segurança às corridas.  

Ela pode ser ativada pelo próprio usuário direto nas configurações do app. Dessa forma, toda vez que você solicitar uma nova corrida, aparecerá na tela um código diferente, com quatro dígitos.  

Dica importante!

A Uber confirmou que existem alguns casos de fraude relacionadas a esse recurso, mas que está empenhada em criar meios para que esse tipo de coisa aconteça.

O certo a se fazer é comunicar o U-Código verbalmente, no momento da chegada do carro, e não pelo chat, com antecedência, pois isso faz com que o motorista não consiga iniciar a corrida antes.

Sobre o fato, a Uber orienta:

“Reforçamos em comunicações que, para que o código de verificação cumpra seu papel, é importante que a pessoa não compartilhe os quatro dígitos com o motorista antes que ele chegue ao ponto de embarque. Isto é, o código não deve ser compartilhado.”

Vale a pena, ainda, ficar atento a possíveis desculpas utilizadas pelos motoristas para que você informe o número. Eles podem alegar, por exemplo, que o aplicativo não está funcionando ou que não conhecem bem a região e deseja ter acesso ao trajeto. Tudo, no entanto, não passa de estratégia para enganar o passageiro.

Comunicação

Diante da confirmação de algumas ocorrências, a Uber enviou um e-mail para a base de clientes no dia 11 de julho. A empresa explicou o funcionando do U-Código e deu algumas orientações.  

“Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber possui uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei.”

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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