Conecte-se conosco

Agronegócio

Frutas ou vegetais? Descubra a verdade sobre os alimentos que você come

Publicado

em

Você sabia que alguns vegetais que você pensa que são frutas,  não são? A seguir, falaremos sobre quatro exemplos de alimentos que enganam o nosso paladar e a nossa percepção, e que você provavelmente nem sabia. Confira!

4 vegetais conhecidos como frutas

O que define um fruto, do ponto de vista botânico, é a sua origem a partir do ovário da flor, que se desenvolve e protege as sementes da planta.

No entanto, existem alguns casos em que a parte comestível e suculenta do vegetal não é derivada do ovário, mas de outras partes da flor ou da planta. Esses casos são chamados de pseudofrutos ou falsos frutos.

Apesar de não ser de conhecimento geral, vários alimentos que consumimos são chamados de frutos quando, na verdade, são vegetais. Confira os exemplos abaixo.

Caju

O caju é um exemplo de pseudofruto. A parte carnosa e amarela que costumamos comer é originada do pedúnculo floral, a qual é a haste que sustenta a flor. Já a parte dura e marrom que fica na ponta é o verdadeiro fruto, chamado de castanha de caju.

Maçã

A maçã também é um pseudofruto. A parte que comemos é formada a partir do receptáculo da flor, que é a base onde se inserem as outras partes da flor, como as pétalas e os estames. O fruto verdadeiro da maçã é uma casquinha fina que envolve as sementes.

Morango

Isso mesmo, o famoso morango também está nessa lista, pois é outro caso de pseudofruto. A parte vermelha e suculenta do morango é originada do receptáculo floral, assim como a maçã.

A diferença é que o morango possui vários ovários na mesma flor, que se desenvolvem em pequenos frutos secos chamados de aquênios. Esses frutos são as “sementinhas” pretas que observamos na superfície do morango.

Melancia

A melancia é um caso diferente dos anteriores. Ela é um fruto verdadeiro, mas não é uma fruta. Isso porque ela pertence à família das cucurbitáceas, plantas herbáceas com frutos salgados e comestíveis, como o pepino e a abóbora.

A melancia tem um sabor doce devido à presença de frutose (açúcar), mas isso não muda a sua classificação botânica. Surpreendente, não?  Como você pode ver, nem tudo que parece fruta é fruta.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS