Agronegócio
Frutas ou vegetais? Descubra a verdade sobre os alimentos que você come
Você sabia que alguns vegetais que você pensa que são frutas, não são? A seguir, falaremos sobre quatro exemplos de alimentos que enganam o nosso paladar e a nossa percepção, e que você provavelmente nem sabia. Confira!
4 vegetais conhecidos como frutas
O que define um fruto, do ponto de vista botânico, é a sua origem a partir do ovário da flor, que se desenvolve e protege as sementes da planta.
No entanto, existem alguns casos em que a parte comestível e suculenta do vegetal não é derivada do ovário, mas de outras partes da flor ou da planta. Esses casos são chamados de pseudofrutos ou falsos frutos.
Apesar de não ser de conhecimento geral, vários alimentos que consumimos são chamados de frutos quando, na verdade, são vegetais. Confira os exemplos abaixo.
Caju
O caju é um exemplo de pseudofruto. A parte carnosa e amarela que costumamos comer é originada do pedúnculo floral, a qual é a haste que sustenta a flor. Já a parte dura e marrom que fica na ponta é o verdadeiro fruto, chamado de castanha de caju.
Maçã
A maçã também é um pseudofruto. A parte que comemos é formada a partir do receptáculo da flor, que é a base onde se inserem as outras partes da flor, como as pétalas e os estames. O fruto verdadeiro da maçã é uma casquinha fina que envolve as sementes.
Morango
Isso mesmo, o famoso morango também está nessa lista, pois é outro caso de pseudofruto. A parte vermelha e suculenta do morango é originada do receptáculo floral, assim como a maçã.
A diferença é que o morango possui vários ovários na mesma flor, que se desenvolvem em pequenos frutos secos chamados de aquênios. Esses frutos são as “sementinhas” pretas que observamos na superfície do morango.
Melancia
A melancia é um caso diferente dos anteriores. Ela é um fruto verdadeiro, mas não é uma fruta. Isso porque ela pertence à família das cucurbitáceas, plantas herbáceas com frutos salgados e comestíveis, como o pepino e a abóbora.
A melancia tem um sabor doce devido à presença de frutose (açúcar), mas isso não muda a sua classificação botânica. Surpreendente, não? Como você pode ver, nem tudo que parece fruta é fruta.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp