Saúde
Misturas de produtos de limpeza: perigosas para a sua saúde
Quem não adora aquela sensação incrível que apenas uma casa limpinha pode proporcionar, não é mesmo? Para isso, existe uma imensa gama de produtos de limpeza, que podem facilitar e muito a árdua tarefa de higienizar todos os ambientes de uma casa.
Assim, esse tipo de produto acaba sendo basicamente essencial para manter a higiene e a saúde em nossos lares, mas, é preciso ter cuidado ao usá-los. Algumas misturas de produtos de limpeza podem ser perigosas e causar danos à saúde, como queimaduras, irritações, intoxicações e até explosões.
Misturas que nunca devem ser usadas
Ácido e cloro
Essa mistura pode liberar o gás cloro, ou, cloro gasoso, que é tóxico e irritante para a saúde humana. Além disso, a união desses dois produtos hiper concentrados também pode causar danos as roupas e ao meio-ambiente.
A longo prazo, o uso da mistura que libera cloro gasoso pode causar complicações respiratórias e até mesmo danificar o sistema nervoso central, especialmente nos casos em que é usado em espaços com ventilação limitada.
Água sanitária e álcool
Como o álcool é extremamente inflamável e ácido, ao entrar em contato com a água sanitária ele é capaz de reduzir as principais funções do corpo humano, causando tontura, diminuição do ritmo dos batimentos cardíacos e dificuldade para respirar.
Detergente e desinfetante
Essa mistura pode reduzir a eficácia dos dois produtos, já que eles podem se neutralizar ou interferir na ação um do outro. Além disso, alguns desinfetantes podem conter amônia, que pode reagir com o detergente e formar gases tóxicos e danosos.
Vinagre e bicarbonato de sódio
Mesmo que, separadamente, eles sejam produtos incríveis para a limpeza, quando usados juntos podem acabar com a eficácia um do outro. Além disso, caso a reação aconteça em algum recipiente fechado, como um borrifador, pode causar explosão.
Alvejante e amoníaco
Essa mistura pode gerar cloramina, um gás tóxico que pode causar irritação nos olhos, na pele e no sistema respiratório. A cloramina também pode reagir com outras substâncias e formar compostos ainda mais perigosos, sendo que alguns são explosivos.
Assim, é fundamental ler os rótulos dos produtos de limpeza antes de usá-los e seguir as instruções de uso e armazenamento. Nunca misture produtos sem saber se são compatíveis ou não, e, em caso de dúvida, consulte um profissional ou um órgão de saúde.

-
Economia22 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Finanças2 dias atrás
Dívidas no cartão de crédito podem gerar a perda de bens?
-
Agronegócio2 dias atrás
Do jardim ao prato: veja como cultivar e usar flores de manjericão no dia a dia
-
Finanças2 dias atrás
Receita Federal realiza leilão com PlayStation 5, notebooks e mais de 400 lotes
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Finanças2 dias atrás
É possível consultar o CPF de alguém apenas pelo nome?