Conecte-se conosco

Agronegócio

Plante amora e tenha sua própria fonte de frutas

Publicado

em

A amora é uma fruta deliciosa e bastante conhecida em diversas partes do mundo, sendo inclusive apreciada em terras brasileiras. Atualmente, ela pode ser usada na fabricação de diversos bolos, doces, tortas, pães, geleias e mais uma infinidade de itens.

Dentre as antigas tradições do povo celta, que habitou a Europa há muito tempo, existe uma em especial que fala dessa planta. Eles acreditavam que algumas árvores, como o Carvalho e a Amoreira, eram os lares de poderosos espíritos ancestrais que podiam emprestar seu poder aos seus sacerdotes, os Druidas.

Ainda hoje, na Irlanda, existe uma tradição que conta o seguinte: caso haja duas amoreiras se entrelaçando e formando um arco com seus galhos, aquela entrada seria um portal para o reino dos elementais e, portanto, tais lugares ainda são motivo de muito respeito por parte dos habitantes locais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa planta tão especial, que tal poder ter a sua própria amoreira aí na sua casa? Dessa forma, será possível provar amoras fresquinhas sem precisar enfrentar longas filas em frutarias e mercados.

Fonte: Freepik

Saiba como plantar a sua própria amoreira

A referida árvore é conhecida por ser uma espécie que não necessita de muitos cuidados especiais para se desenvolver e produzir frutos, sendo extremamente resistente e de fácil manejo. Não é à toa que tal vegetal atualmente pode ser encontrado nas mais diversas partes do globo terrestre, uma vez que se adapta facilmente.

Inclusive, você sabia que a amora é cultivada pelos chineses há no mínimo 3 mil anos? Esse povo utilizava a planta para fabricar alimentos, papel e ainda por cima medicamentos. Com o advento da ciência moderna, muitas pesquisas provaram que as propriedades medicinais da amoreira realmente existem.

Mas chega de papo furado e vamos logo ao que interessa: aprender como fazer um plantio realmente eficiente e moderno. Existem duas opções conhecidas, o cultivo via sementes ou por meio da técnica de estaquia.

Caso você opte por se valer da última, então, será necessário se atentar quanto a algumas regras básicas. Apesar deste espécime ser conhecido pela sua adaptabilidade, será necessário providenciar um espaço médio de meio metro, com solo úmido e fundo.

Um fato curioso sobre as amoras, elas adoram a umidade e climas mais gelados costumam gerar as melhores safras, falando nisto. Dessa forma, as regas devem ser bastante cuidadosas, pois do contrário a raiz pode apodrecer e isso causará a morte do seu vegetal.

Assim, por se tratar de uma forma de vida um tanto quanto rústica, também não será preciso fazer uma adubação mais cuidadosa, mas é possível fornecer um pouco de húmus de minhoca ou fosfato nas primeiras fases de desenvolvimento.

Então, se você planejar transplantar a muda para outro local, é recomendado que espere ela atingir no mínimo 30 cm antes de fazer todo o processo. Tal período é necessário para a pequena árvore estar forte o bastante para conseguir se fixar novamente ao ser devolvida para a terra.

No entanto, já para o plantio via sementes as coisas se modificam um pouquinho. Para começo de conversa é preciso deixar as pequenas estruturas secarem bem ao sol antes de inseri-las no solo. Isso descarta a possibilidade de apodrecimentos e também ajuda a fazer menos sujeira.

Outra dica valiosa é lavar bem as sementes com a ajuda de uma peneira e água corrente, retirando delas todas as impurezas e resíduos que prejudiquem a futura árvore. Em seguida, basta secá-las com um papel toalha úmido e espalhar tudo no recipiente escolhido previamente por você.

Na sequência, use o papel toalha para forrar o vaso e mais outra camada do produto para tampar tudo, adicionando a terra em seguida. É indicado que para o primeiro plantio, seja usado algo com no mínimo 40 cm de diâmetro, proporcionando assim um espaço melhor para o desenvolvimento das sementes.

Quanto a questão da terra, ela deve ser rica em componentes orgânicos com ampla capacidade de reter umidade, afinal como n[os já falamos mais acima, as amoreiras adoram uma boa umidade. Por fim, segundo experts em jardinagem, as primeiras frutas costumam surgir depois de 1 ano e meio do plantio entre setembro e novembro.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS