Conecte-se conosco

Agronegócio

Erva-doce: tudo sobre como plantar em casa e aproveitar suas propriedades medicinais

A erva-doce é uma planta medicinal com vários benefícios à saúde. Saiba como cultivar e cuidar dela em sua casa!

Publicado

em

A erva-doce é uma planta medicinal que traz diversos benefícios para a saúde, como aliviar cólicas, prevenir a anemia, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão. Além disso, ela pode ser usada na culinária, como no preparo de chás, pães, bolos e várias outras receitas.

A parte mais usada da erva-doce são as sementes, que têm um sabor deliciosamente adocicado e um aroma bastante intenso. Então, se você gostou dessa planta e deseja ter uma (ou várias) delas em seu jardim, vamos te ensinar tudo o que é preciso para cultivar e cuidar da espécie.

Como cultivar a erva-doce?

Para os que ainda não são muito experientes na arte da horticultura, não é preciso ter medo, já que a erva-doce tem o cultivo muito simples, sendo uma excelente escolha para quem está começando a plantar seus próprios exemplares.

Preparo do vaso

Para ter um exemplar saudável, é de extrema importância que o vaso possua drenagem suficiente, então é melhor optar por um objeto com furos ou sistema de drenagem, garantindo que a terra não encharque. Além disso, é preciso manter o vaso sempre com nitrogênio e matéria orgânica para garantir o crescimento da planta.

Germinação e plantio

A erva-doce pode ser plantada em um vaso e depois transplantada em outro, ou ainda diretamente no vaso final. Para isso, basta colocar 2 ou 3 sementes com 1 ou 2 centímetros de profundidade e cobrir bem com terra. Depois, é fundamental manter o solo úmido durante a germinação e aguardar de 7 a 14 dias, quando as primeiras sementes irão brotar.

Como cuidar e colher a erva-doce

Em relação à temperatura, a erva-doce não é uma planta muito sensível, bastando uma exposição ao sol de, no mínimo, 3 horas diárias. A recomendação é de mais de 6 horas de sol, contanto que a temperatura não esteja extremamente alta.

Na hora de irrigar, basta molhar ao redor, próximo a lateral do vaso, o que faz o crescimento da raiz ser estimulado. Mantenha o solo sempre úmido, mas nunca encharque a terra.

Para colher, é preciso aguardar cerca de 80 a 100 dias, além de realizar a colheita antes do aparecimento das flores. Se cortada a cerca de 2,5 centímetros do solo, a planta consegue brotar novamente. Por fim, a recomendação é que a erva-doce seja plantada sem companhia de qualquer espécie no vaso.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS