Tecnologia
Bateria no modo sobrevivência: Descubra o nível de carga que prolonga a vida
A bateria do celular é sempre um motivo de preocupação e checagem contínua dos usuários. O medo dela acabar justo no momento em que mais se precisa do telefone é uma realidade.
Algumas dicas, no entanto, são capazes de garantir que o aparelho fique sempre carregado, pronto para uso e com uma boa vida útil. Ou seja: essa convivência com a iminência do fim da carga pode ser menos traumática.
Vamos falar de algumas delas nas linhas abaixo, começando pelo fato de que muito do que você imagina como prática ideal pode não ser tão recomendado assim.
Esperar ou não até o fim da bateria?
Acredite, a bateria do smartphone adora cargas rápidas e repentinas. Isso quer dizer que carregar o telefone regularmente e não esperar que ele chegue aos 100% é um caminho que funciona.
Ao contrário do que muitos pensam, essa prática pode ser o ideal. Baterias de íons de lítio não tem o chamado “efeito memória”, ou seja, elas não precisam ser totalmente descarregadas antes de serem carregadas novamente.
Zona de conforto
Outra recomendação é nunca deixar que a bateria atinja um percentual de carga baixo. O ideal é mantê-la sempre dentro da “zona de conforto”, no mínimo entre 20% e 30%.
Alguns especialistas chegam a dizer que manter a carga entre 20% e 80% pode, inclusive, prolongar a vida útil do equipamento.
Fora isso, é bom saber que quando se atinge os 100%, o dispositivo para de carregar, então não adianta deixá-lo na tomada sob o pretexto de “reforçar” a carga.
Cargas rápidas
Outro aspecto que tem conquistado os usuários é a promessa de carga rápida, com carregadores super potentes. Apesar da praticidade e da rapidez dessa tecnologia, é bom atentar-se a alguns detalhes.
O principal deles é o fato de que cargas rápidas podem esquentar demais a bateria e isso prejudica a sua longevidade. O conselho é optar por essa alternativa com moderação. Ou seja: priorize as cargas lentas na maior parte do tempo.
Como garantir uma bateria saudável?
Existem alguns cuidados, além do nível da carga, que refletem diretamente na saúde da bateria do aparelho. O primeiro deles diz respeito ao calor. Evite deixar o celular exposto ao sol ou perto de equipamentos aquecidos.
Outro fator é não economizar na compra do carregador. Priorize por dispositivos originais, por mais caros que eles sejam. Carregadores falsificados ou baratos demais podem causar danos à bateria.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira1 dia atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Agronegócio2 dias atrás
Não vai mais comprar: entenda decisão do Carrefour sobre carne do Mercosul
-
MEI2 dias atrás
Qual o faturamento médio de um MEI no Brasil?