Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Imposto de Renda: terceiro lote de restituição tem correção de valores; Confira!

Publicado

em

imposto de renda

Temos boas notícias para aqueles que esperam ansiosamente pela restituição do Imposto de Renda (IR). Segundo informações divulgadas pela Receita Federal, o terceiro lote a ser restituído sofrerá uma correção de 2,07% nos seus valores.

De acordo com as estimativas do órgão, mais de 5 milhões de brasileiros poderão acessar uma cifra que beira aos R$ 7,5 bilhões, na data de 31 de julho de 2023. Assim, também é importante lembrar que já na segunda-feira (24 de julho de 2023) a consulta ao referido lote já foi disponibilizada.

A correção será realizada segundo a taxa básica de juros que está vigorando no país atualmente (Selic), que agora encontra-se em 13,75% ao ano, lembrando que a quantia teve uma correção de 1% no segundo lote pago em junho de 2023, e 5.138.476 contribuintes foram beneficiados.

Para a pessoa saber se irá receber alguma coisa nesta nova leva de repasses, basta acessar a página da Receita Federal e digitar o seu CPF, data de nascimento e o ano da sua declaração. Também existe a possibilidade de tirar essa dúvida através da plataforma “Meu Imposto de Renda” via aplicativo ou pelo Portal e-CAC.

Quem terá direito ao terceiro lote?

As informações divulgadas pela Receita Federal afirmam que esse terceiro lote será o primeiro que contemplará pessoas que não possuam nenhuma prioridade. Os que estão inseridos neste grupo, mas enviaram suas declarações depois de 23/03, deverão ser excluídos dos repasses e devem aguardar os próximos lotes. Veja quem recebe em julho:

  • 95.047 idosos entre 60 e 79 anos;
  • 16.536 idosos acima de 80 anos;
  • 30.700 pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • 9.740 pessoas que possuam alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 3.879.049 contribuintes que não têm prioridade legal, mas que a receberam por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por recebimento via Pix.

Então, se você não receber agora, não precisa se apavorar, pois ainda haverá mais 2 lotes a serem acertados até o final deste ano. Os repasses do quarto começarão em 31 de agosto e os acertos do quinto serão em 29 de setembro.

O “leão” ainda revela que somente em 2023, eles receberam 41.151.515 declarações de Imposto de Renda e com esse número elevado estabeleceu-se um novo recorde. O órgão ainda disse que 60,61% dessas pessoas devem receber restituições.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS