Automobilística
Muito além da aviação: Santos Dumont trouxe o primeiro carro para o Brasil
O que falar sobre Alberto Santos Dumont que já não tenha sido repetido à exaustão? O pai da aviação, que completaria 150 anos no último dia 20, revolucionou o mundo após ser o primeiro homem a voar com um veículo mais pesado que o ar e com propulsão própria.
Esse feito histórico, que mudou o mundo, aconteceu no Campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Além disso, muitos falam sobre várias de suas invenções revolucionárias. No entanto, você sabia que ele também tem participação na história automobilística do Brasil? Pois é, o inventor também inovou nessa área.
Santos Dumont e o primeiro automóvel no Brasil
Imagem: Reprodução / The Vintage News
Santos Dumont foi o responsável por trazer o primeiro automóvel a circular em território brasileiro. Trata-se de um Peugeot Type 3 Vis-à-Vis, que desembarcou no Brasil em novembro de 1891, trazido por um navio até o porto de Santos, no estado de São Paulo.
O veículo era equipado com um motor à gasolina, com dois cilindros, capaz de gerar até 3,5 cv de potência e atingir a velocidade máxima — atualmente, nada impressionante — de 18 quilômetros por hora.
O inventor havia adquirido o carro no mesmo ano, em 1891, durante uma viagem que fez à França com a família, onde permanecer por sete meses. Na ocasião, ele tinha apenas 18 anos, mas já demonstrava verdadeira paixão pelos automóveis, tendo fechado o negócio na fábrica da montadora, em Valentigney.
De acordo com o pai da aviação, como pode ser visto na autobiografia dele, os veículos terrestres ajudaram muito na invenção da própria aeronave. Em um trecho de sua autobiografia intitulada “Os Meus Balões”, se lê:
Daí em diante, tornei-me adepto fervoroso do automóvel. Entretive-me a estudar os seus diversos órgãos e a ação de cada um. Aprendi a tratar e consertar a máquina. (…) Minha experiência de automobilista serviu muito para as minhas aeronaves.”
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos