Conecte-se conosco

Curiosidades

Vinho aberto: quanto tempo dura? Veja aqui

Publicado

em

É de conhecimento comum que um vinho envelhecido tem mais valor e é, normalmente, mais apreciado pelos consumidores dessa tradicional e sofisticada bebida. No entanto, não basta deixar a garrafa aberta e esperar o tempo passar, já que assim você pode acabar simplesmente estragando o que antes seria uma experiência incrível.

Isso é o que explica a Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Essa instituição, inclusive, discorreu sobre qual é o tempo máximo que uma garrafa de vinho deve ficar aberta, o que pode ser classificado como uma verdadeira corrida contra o tempo.

Quando abrimos uma garrafa da bebida, já nos primeiros minutos após o copo ser servido, podemos agitá-lo, o que ajuda a bebida a liberar mais de seus aromas. Mas, o que acontece é que, passadas algumas horas, o que ocorre é um processo químico de oxidação, que vai deixar seu vinho com características definitivamente indesejadas.

Afinal, quanto tempo uma garrafa de vinho dura?

De acordo com a Deco, assim que a garrafa é aberta, ela não dura mais do que três dias, pelo menos na maioria dos casos. Inclusive, já no próximo dia é possível notar que a qualidade da bebida já se alterou bastante, podendo demonstrar demasiada acidez, amargor ou outras características estranhas.

A boa notícia para quem demora mais tempo para saborear uma garrafa inteira de vinho é que nem tudo está perdido. Caso a bebida não esteja muito alterada, é possível utilizá-la no preparo de pratos. Por exemplo, vinho branco vai muito bem com carnes brancas, enquanto o tinto combina com carnes vermelhas, então, use a criatividade e não desperdice.

Além disso, se você simplesmente não consegue consumir uma garrafa de vinho em menos de três dias, você também pode convidar alguns amigos e fazer uma bela noite de confraternização, harmonizando queijos e a tradicional bebida, o que definitivamente será uma experiência social muito agradável.

Publicidade

MAIS ACESSADAS