Automobilística
Códigos secretos nos pneus do carro: Nunca mais os ignore
Ao adentrar o universo dos pneus, muitos motoristas se veem perplexos diante de uma série de códigos misteriosos que parecem não ter sentido algum.
Mas não se preocupe! Neste texto, vamos desvendar os mistérios por trás dos números dos pneus e mostrar como eles podem ser cruciais para a escolha ideal dos pneus para o seu veículo. Prepare-se para entender a etiqueta do pneu e descobrir segredos ocultos que podem garantir uma viagem mais segura e eficiente.
Quando você olha para a etiqueta do pneu, é comum se deparar com informações como o índice de velocidade, a marca, o tamanho do pneu e o número DOT, que indica a data de fabricação. Parece tudo um verdadeiro enigma, mas vamos simplificar para você.
Começando pelo tamanho do pneu, representado por uma sequência como “195/65 R15”. O primeiro número (175) indica a largura do pneu em milímetros. O número após a barra (65) representa a relação de aspecto, ou seja, a altura do pneu em relação à sua largura, expressa como uma porcentagem.
A letra “R” informa que se trata de um pneu radial, a qual é a construção mais comum e moderna. Por fim, o número no final (15) denota o diâmetro da roda em polegadas, indicando o tamanho do aro que o pneu se ajusta.
Foto: Reprodução
Além disso, a etiqueta pode conter valores como “91V”, que podem parecer confusos à primeira vista. O “91” representa o índice de carga, ou seja, a capacidade máxima de peso que o pneu pode suportar com segurança.
Esses índices de carga podem ser decodificados usando uma tabela padrão. Já a letra “V” indica o índice de velocidade, ou seja, a velocidade máxima que o pneu pode atingir com segurança.
Além dos dados aparentes, a etiqueta do pneu guarda segredos adicionais. O número DOT, composto por quatro dígitos, revela a data de fabricação do pneu.
Por exemplo, “2412” significa que o pneu foi fabricado na 24ª semana de 2012. Saber a idade do pneu é crucial, pois pneus com mais de cinco anos, mesmo com sulcos profundos, podem ter sua performance degradada devido ao envelhecimento.
Além disso, existem códigos especiais como “M + S” para pneus adequados a lama ou neve, “CP” para pneus de caravana, “XL” para pneus reforçados e “R” ou “RF” para pneus run-flat, que permitem que o veículo continue em movimento, mesmo com um pneu furado.
Escolher a largura correta do pneu e o tamanho correspondente do aro pode parecer assustador, mas não precisa ser. Com o conhecimento certo, você tomará decisões informadas.
Por exemplo, um pneu marcado como “195/65 R15 91H” possui uma largura de 195 mm e se ajusta a um aro de 15 polegadas. Consultar as diretrizes do fabricante do veículo é fundamental para encontrar os tamanhos permitidos de pneus e aros.
Com este guia descomplicado, desvendamos os mistérios por trás dos “números dos pneus” e da etiqueta do pneu. Agora você está preparado para fazer escolhas informadas na compra de novos pneus, garantindo uma viagem mais segura e tranquila toda vez que pegar a estrada.
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