Automobilística
Surpresa indesejada: multa de R$ 195 está surpreendendo motoristas
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) está repleto de normas que devem ser seguidas por todos os condutores, de modo a criar um trânsito mais seguro e justo para todos que fazem parte dele. Dessa forma, também há uma série de penalidades destinadas a quem transgredir as regras estipuladas pelo poder público.
Uma das mais comuns é a multa, que se trata do pagamento de uma certa quantia em dinheiro que pode variar de acordo com a infração cometida. E é claro que ninguém gosta de ser multado, afinal o prejuízo no bolso costuma doer bastante. Porém, muita gente está sendo penalizada por conta de algo bastante simples e fácil de resolver.
Motivo ‘absurdo’ pode gerar sérias multas
Você consegue imaginar do que estamos falando, caro leitor? Não? Bom, uma das principais razões pelas quais diversos motoristas estão recebendo cobranças é por conta do estado dos pneus de seus veículos! Parece algo bastante óbvio, mas ainda existem pessoas que desconhecem os perigos de circular utilizando pneu careca.
Tal prática pode causar perigosos acidentes e colocar em risco a vida do condutor do carro, dos passageiros e pedestres que se encontrarem no caminho. Os motivos para isso são muito simples: pneus carecas aumentam as chances de um automóvel derrapar, por possuírem menos aderência ao asfalto, sendo assim bastante perigosos.
A própria direção fica mais difícil, uma vez que esse item pode afetar diretamente no alinhamento automobilístico, causando comprometimentos na estabilidade e auxiliando no desgaste mais rápido de outros componentes essenciais.
Segundo o Art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem os devidos equipamentos obrigatórios ou com algum deles estando inoperante ou ineficiente é uma infração grave. Logo, a mesma norma se aplica no uso dos pneus carecas. Assim, quem for pego trafegando em tais condições receberá uma multa de R$ 195,23 e mais 5 pontos na CNH.
Lembrando que o carro também pode ficar retido pelas autoridades até que o problema seja sanado e ele possa voltar a circular nas ruas e vias com segurança. Então, para evitar complicações e dores de cabeça, o ideal é manter todas as peças sempre em ordem e funcionando perfeitamente.

-
Economia4 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia12 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças14 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?