Automobilística
Pneu careca: Você sabia que andar com eles neste estado pode gerar multa?
Além de aumentar o risco de acidentes, circular com os pneus nessas condições pode acarretar punições como multas. Veja como evitar.
Quem tem um carro sabe muito bem que é preciso estar em dia com as manutenções e reparos, bem como com a revisão. Isso evita muita dor de cabeça, e o mais importante: acidentes que podem ser até mesmo fatais.
Um dos itens mais fáceis de se avaliar são os pneus, já que é muito fácil identificar quando eles estão começando a ficar carecas. Manter o pneu com qualidade pode prevenir acidentes e multas, pois andar com o pneu em um estado ruim é considerado uma infração.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), andar com os pneus carecas configura uma infração grave, o que é passível de penalidades, com adição de cinco pontos na carteira de motorista e uma multa de R$ 195,23.
Se a situação dos pneus estiver muito crítica, o veículo pode ser retido, até que o proprietário regularize a situação. Se não estiver nessa situação, o proprietário pode receber um prazo para que haja a regularização.
O que caracteriza um pneu careca?
O pneu torna-se careca quando perde as fendas (ou sulcos) presentes em sua extensão. A função delas é manter a aderência do pneu no asfalto, evitando que derrapem, principalmente quando a pista se encontra molhada.
Em dias de chuvas intensas, as fendas evitam a aquaplanagem, que é quando o pneu perde totalmente a aderência com o asfalto devido à grande quantidade de água na pista e acaba perdendo o controle.
Esse tipo de perda de estabilidade pode causar acidentes muito graves, e é por isso que a revisão dos pneus é de extrema importância. Devido a esse risco que existem as penalidades para quem não faz esse tipo de manutenção.
Identificar um pneu careca é bastante fácil, pois o próprio pneu conta com um indicador, chamado de Tread Wear Indicator, ou Índice Treadwear. Com ele você pode ver facilmente se já está na hora de trocar seus pneus.
O indicador fica posicionado na lateral do pneu e dentro das fendas. Você precisará trocá-los se as fendas já tiverem atingido a altura do indicador. Isso significa que ele já está bem desgastado e pode estar aumentando os riscos de acidentes.
![](https://capitalist.com.br/wp-content/uploads/2020/06/capitalist-logo-top.png)
-
Finanças2 dias atrás
R$ 1.800 na conta de quem tem ESTA moeda de 50 centavos: veja como identificar
-
Cotidiano1 dia atrás
Especialistas afirmam que o dinheiro de papel pode acabar em 10 anos
-
Empresas2 dias atrás
Americanas: Justiça homologa deliberações sobre plano de recuperação judicial
-
Bancos2 dias atrás
Banco Inter conclui aquisição da Granito
-
Empresas2 dias atrás
CSN e Intercement chegam a acordo
-
Empresas2 dias atrás
Santander Brasil reporta lucro 44,3% maior no 2TRI24
-
Agronegócio1 dia atrás
Não regue suas plantas pela manhã: outro horário é o ideal
-
Commodities1 dia atrás
Maior petrolífera do mundo é vizinha do Brasil