Automobilística
Pneu careca: Você sabia que andar com eles neste estado pode gerar multa?
Além de aumentar o risco de acidentes, circular com os pneus nessas condições pode acarretar punições como multas. Veja como evitar.
Quem tem um carro sabe muito bem que é preciso estar em dia com as manutenções e reparos, bem como com a revisão. Isso evita muita dor de cabeça, e o mais importante: acidentes que podem ser até mesmo fatais.
Um dos itens mais fáceis de se avaliar são os pneus, já que é muito fácil identificar quando eles estão começando a ficar carecas. Manter o pneu com qualidade pode prevenir acidentes e multas, pois andar com o pneu em um estado ruim é considerado uma infração.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), andar com os pneus carecas configura uma infração grave, o que é passível de penalidades, com adição de cinco pontos na carteira de motorista e uma multa de R$ 195,23.
Se a situação dos pneus estiver muito crítica, o veículo pode ser retido, até que o proprietário regularize a situação. Se não estiver nessa situação, o proprietário pode receber um prazo para que haja a regularização.
O que caracteriza um pneu careca?
O pneu torna-se careca quando perde as fendas (ou sulcos) presentes em sua extensão. A função delas é manter a aderência do pneu no asfalto, evitando que derrapem, principalmente quando a pista se encontra molhada.
Em dias de chuvas intensas, as fendas evitam a aquaplanagem, que é quando o pneu perde totalmente a aderência com o asfalto devido à grande quantidade de água na pista e acaba perdendo o controle.
Esse tipo de perda de estabilidade pode causar acidentes muito graves, e é por isso que a revisão dos pneus é de extrema importância. Devido a esse risco que existem as penalidades para quem não faz esse tipo de manutenção.
Identificar um pneu careca é bastante fácil, pois o próprio pneu conta com um indicador, chamado de Tread Wear Indicator, ou Índice Treadwear. Com ele você pode ver facilmente se já está na hora de trocar seus pneus.
O indicador fica posicionado na lateral do pneu e dentro das fendas. Você precisará trocá-los se as fendas já tiverem atingido a altura do indicador. Isso significa que ele já está bem desgastado e pode estar aumentando os riscos de acidentes.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia20 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Carreira24 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia10 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio6 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia3 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora