Conecte-se conosco

Economia

Caixa avalia pagar Bolsa Família com real digital

Publicado

em

A Caixa Econômica Federal planeja adotar o real digital para pagamentos do Bolsa Família e outros benefícios sociais e trabalhistas, de acordo com a presidente da instituição, Maria Rita Serrano. Atualmente em fase de desenvolvimento, o Real Digital será a criptomoeda oficial do Banco Central.

A iniciativa visa impulsionar a digitalização financeira e promover a inclusão social. Maria Rita destacou a presença da Caixa em 99% dos municípios brasileiros, atendendo a uma ampla base de 155 milhões de clientes, tornando-a um ambiente propício para testar e implementar soluções inovadoras.

Mas, afinal, o que é o Real Digital?

O Real Digital será a primeira moeda virtual brasileira, fazendo com que o país entre nesse mercado. Ela é uma extensão digital das tradicionais cédulas físicas, destinada exclusivamente a transações no ambiente on-line. Um exemplo disso são as criptomoedas, que podem ser usadas da mesma forma.

Também conhecida como Moeda Digital de Banco Central, o Real Digital será produzido e regulado pelo BC, seguindo as diretrizes da política monetária brasileira em vigor. De forma geral, essa moeda é a versão virtual da moeda nacional, uma alternativa com valor equivalente à moeda física tradicional utilizada no cotidiano ou transacionada por meio de aplicativos.

Sendo assim, a Caixa anunciou o lançamento de um consórcio em parceria com a bandeira Elo e a Microsoft, com o objetivo de desenvolver o projeto-piloto do Real Digital.

De acordo com Marcos Brasiliano Rosa, vice-presidente de Finanças da Caixa, embora a instituição pudesse realizar o projeto de forma independente, optou-se pela parceria para acelerar o processo.

A parceria com a Elo permitirá a criação de opções de criptoativos com pagamento parcelado, semelhante à fatura do cartão de crédito, enquanto a Microsoft contribuirá com sua experiência tecnológica, impulsionando a implementação do Real Digital.

Ou seja, se o Real Digital for realmente lançado em 2024, os beneficiários do Bolsa Família terão mais uma opção de pagamento para receber os valores do benefício. A principal ideia é trabalhar a inclusão digital, levando grandes oportunidades para todos. Será que essa moda vai pegar?

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS