Conecte-se conosco

Saúde

Exames Clínicos no seu bairro: farmácias habilitadas ampliam serviços

Publicado

em

Recentemente, uma nova resolução entrou em vigor, mais precisamente nesta terça-feira (01/08). Ela propõe uma série de mudanças referentes à coleta, análise e realização de exames. Dentre as principais modificações, uma em especial acabou atraindo bastante a atenção da população em geral.

A partir de agora, as farmácias ganharam autorização para realizar exames clínicos de etapa única, e os procedimentos terão caráter de triagem. Lembrando que, antes de tal resolução, esses estabelecimentos só podiam fazer testagem de covid e glicemia.

Porém, com a mudança, a lista de procedimentos passará dos 40. De acordo com Sergio Mena, diretor-executivo da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), a novidade fará com que as farmácias se tornem portas de entrada do sistema de saúde brasileiro.

Hoje, eles já contam com mais de 6 mil salas cuja função é servir de estrutura para assistência farmacêutica. O gestor ainda revela que a pandemia do coronavírus foi essencial para que eles buscassem estruturar esses espaços. Mena esclarece:

“Realizamos 20,7 milhões de testes de covid e identificamos que pelo menos 10% dos casos eram graves o suficiente para encaminhamento ao hospital. Além disso, capacitamos cerca de 20 mil farmacêuticos para esses serviços.”

Os exames toxicológicos também sofreram mudanças

As novas normas também afetaram os exames toxicológicos, pois incluíram na normatização os laboratórios de toxicologia, que estavam ausentes das regulamentações anteriores, e foi graças a isso que as legislações de trânsito passaram a seguir, já que para algumas categorias (caminhão e ônibus) está sendo exigido o exame toxicológico.

No geral, as mudanças criaram três novos grupos atuantes no que diz respeito à realização de exames que exija análise clínica. O primeiro é composto por farmácias, que agora estão autorizados a fazer procedimentos controlados que não precisam de material biológico primário ou instrumentos de leitura para a obtenção de resultados.

Porém, serviços como exames de sangue, que demandam alguns insumos mais delicados, continuam de responsabilidade dos postos de coleta de certificados devidamente, sendo então alocados no segundo grupo. E, por fim, em terceiro há os laboratórios que todos já conhecem, responsáveis ​​por análises mais aprofundadas.

Também instituíram-se novos regulamentos para o envio de itens ao exterior, que agora precisam apresentar informações gravadas sobre o paciente de cujo material foi coletado, de quem está solicitando e do tipo de exame realizado.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS