Automobilística
Marcas consagradas anunciam salto elétrico e híbridos no Brasil
Atenção, apaixonados pelo mundo automotivo! A montadora Stellantis, dona de algumas marcas famosas como Peugeot, Jeep, Fiat e Citroën, recentemente fez um anúncio que deixou muita gente entusiasmada. Segundo a empresa, estão sendo criados 3 novos modelos com tecnologia de propulsão.
Além disso, há também um modelo 100% elétrico em desenvolvimento em Betim, o polo automotivo da companhia que fica no estado de Minas Gerais. Tais tecnologias devem ser implementadas nos modelos que serão lançados em 2024, e fazem parte do projeto de descarbonização da organização.
E para quem não conhece essa iniciativa, saiba que ela tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes que podem causar o efeito estufa, em até 50% até 2030. Além disso, o objetivo final é acabar com 100% destas emissões até 2038, uma meta bastante ousada, mas não impossível.
Logo, as novidades passaram por baterias de testes nas 3 plataformas que a instituição mantém em território nacional, e são compatíveis com 3 linhas de produção situadas em Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE).
Crédito: Stellantis/Divulgação
Como essas novas tecnologias afetarão a produção nacional?
De acordo com Antonio Filosa, o presidente da Stellantis na América do Sul, as novidades tecnológicas vão privilegiar os recursos disponíveis no Brasil, como a energia elétrica limpa e a abundante presença do etanol nos postos de combustíveis.
Para o gestor, tais avanços abrem um leque de possibilidades gigantesco e oferecem oportunidades de avanços e fortalecimento da engenharia e indústria nacional. Algo que deve ser aproveitado, especialmente pelos profissionais do setor.
“É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a economia brasileira”, disse ele em nota divulgada à imprensa.
Agora, dentre as novas opções apresentadas, podemos citar a Bio-Hybrid como uma das mais relevantes. Ele combina o uso da eletrificação com energia térmica flex. A plataforma ainda vai contar com a presença de um novo aparelho elétrico multiuso, que substituirá o motor de partida e o alternador.
Tal equipamento conseguirá realizar um fornecimento de energia elétrica e mecânica, sendo capaz de produzir tanto torque extra para o motor térmico quanto eletricidade para fazer o carregamento da bateria de lítio-íon de 12 volts, um item adicional que funciona junto do sistema elétrico convencional do automóvel híbrido.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística21 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências