Conecte-se conosco

Automobilística

Marcas consagradas anunciam salto elétrico e híbridos no Brasil

Publicado

em

carros elétricos

Atenção, apaixonados pelo mundo automotivo! A montadora Stellantis, dona de algumas marcas famosas como Peugeot, Jeep, Fiat e Citroën, recentemente fez um anúncio que deixou muita gente entusiasmada. Segundo a empresa, estão sendo criados 3 novos modelos com tecnologia de propulsão.

Além disso, há também um modelo 100% elétrico em desenvolvimento em Betim, o polo automotivo da companhia que fica no estado de Minas Gerais. Tais tecnologias devem ser implementadas nos modelos que serão lançados em 2024, e fazem parte do projeto de descarbonização da organização.

E para quem não conhece essa iniciativa, saiba que ela tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes que podem causar o efeito estufa, em até 50% até 2030. Além disso, o objetivo final é acabar com 100% destas emissões até 2038, uma meta bastante ousada, mas não impossível.

Logo, as novidades passaram por baterias de testes nas 3 plataformas que a instituição mantém em território nacional, e são compatíveis com 3 linhas de produção situadas em Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE).

Crédito: Stellantis/Divulgação

Como essas novas tecnologias afetarão a produção nacional?

De acordo com Antonio Filosa, o presidente da Stellantis na América do Sul, as novidades tecnológicas vão privilegiar os recursos disponíveis no Brasil, como a energia elétrica limpa e a abundante presença do etanol nos postos de combustíveis.

Para o gestor, tais avanços abrem um leque de possibilidades gigantesco e oferecem oportunidades de avanços e fortalecimento da engenharia e indústria nacional. Algo que deve ser aproveitado, especialmente pelos profissionais do setor.

“É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a economia brasileira”, disse ele em nota divulgada à imprensa.

Agora, dentre as novas opções apresentadas, podemos citar a Bio-Hybrid como uma das mais relevantes. Ele combina o uso da eletrificação com energia térmica flex. A plataforma ainda vai contar com a presença de um novo aparelho elétrico multiuso, que substituirá o motor de partida e o alternador.

Tal equipamento conseguirá realizar um fornecimento de energia elétrica e mecânica, sendo capaz de produzir tanto torque extra para o motor térmico quanto eletricidade para fazer o carregamento da bateria de lítio-íon de 12 volts, um item adicional que funciona junto do sistema elétrico convencional do automóvel híbrido.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS