Economia
IGP-M desacelera alta a 2,92% na 2ª prévia de outubro após commodities perderem força
Desaceleração observada em algumas commodities, como o minério de ferro, pressionou o recuo do índice de preços ao produtor.
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) desacelerou a alta a 2,92% na segunda prévia de outubro, ante alta de 4,57% no mesmo período do mês anterior. O resultado foi puxado pelo arrefecimento dos preços das commodities, o que aliviou a pressão sobre a inflação no atacado, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira, 20.
Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral, avançou 3,75% no segundo decêndio deste mês, deixando para trás a aceleração de 6,36% registrada no mesmo período de setembro.
De acordo com o coordenador dos Índices de Preços, André Braz, “a desaceleração observada nas taxas de variação de algumas commodities, principalmente minério de ferro (17,01% para -0,34%), contribuiu para o recuo do índice de preços ao produtor.”
Entre os componentes do IPA, o destaque foi o grupo Matérias-Primas Brutas, cujo crescimento perdeu força, passando de 11,31% para 4,77% na segunda prévia de outubro. O resultado foi impulsionado por produtos como milho e café em grão, além do minério de ferro.
Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, acelerou a alta a 0,71% no segundo decêndio de outubro, após saltar 0,38% no mês anterior.
O grupo Educação, Leitura e Recreação disparou 3,05%, informou a FGV, deixando para trás o salto de 0,40% apresentado na segunda prévia de setembro. Um avanço de 33,57% nos preços das passagens aéreas foi o principal responsável por essa leitura.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, avançou 1,50% no segundo decêndio de outubro, uma aceleração em relação à alta de 0,98% do mesmo período do mês anterior.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis. A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp