Conecte-se conosco

Finanças

Real Digital e Pix: como vão funcionar juntos?

Publicado

em

O Real Digital ainda está sendo testado pelo BC (Banco Central), mas promete oferecer muito mais modernidade, facilidade e segurança para o povo brasileiro. Com essa versão digitalizada do real, não será mais necessário carregar grandes somas na carteira.

Porém, muita gente está em dúvidas sobre como esse “dinheiro on-line” vai afetar o Pix, a famosa modalidade de pagamentos instantâneos que se tornou tão popular no país. Logo, a resposta não poderia ser mais animadora!

Segundo diversos especialistas no tema, o ativo tokenizado irá cobrir algumas lacunas deixadas pelo método de pagamento. E apesar de ambos não possuírem a mesma função, há um objetivo em comum: auxiliar a digitalizar a economia nacional e facilitar a vida das pessoas.

Lembrando que o Real Digital será apenas uma extensão da boa e velha nota de papel (física) que todos nós já conhecemos, enquanto o Pix é um sistema de repasses 100% digitalizado que serve para transferir valores de forma muito mais rápida e direta. Portanto, os dois não são o mesmo.

Como o Real Digital e o Pix poderão funcionar em conjunto?

De acordo com alguns experts no assunto, o Banco Central está criando um ambiente mais favorável para implementar o seu ativo digital. Afinal, o Pix e o Open Banking (plataforma que permite que dados sobre crédito, clientes e contas sejam compartilhados) estão dentro deste combo de novidades.

Dessa forma, o trabalho em conjunto com o Pix ocorrerá por meio dos chamados “contratos inteligentes”, ou seja, programas que realizam ordens financeiras já previstas em acordos prévios firmados entre duas organizações.

“Um não vai substituir o outro”, revelou Diego Perez, cofundador da SMU Investimentos. Perez também aponta que o Real Digital será “pavimentado” pela conhecida modalidade de pagamentos, que por sua vez servirá para a nova iniciativa poder deslanchar no gosto das pessoas comuns, devido ao seu acesso facilitado.

Por fim, o especialista tranquiliza os mais temerosos e afirma que, na prática, nada irá mudar e o surgimento do dinheiro digitalizado não extinguirá o Pix. O que acontecerá é que um irá trabalhar com o outro para deixar a vida financeira do cidadão muito mais simples.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS