Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantas: aprenda a cuidar delas sem matá-las

Publicado

em

Você gosta de ter plantas em casa, mas não sabe como cuidar delas? Já comprou várias mudas e vasos, mas suas plantas sempre acabam murchando ou morrendo? Você se sente frustrado por não ter o “dedo verde” que algumas pessoas simplesmente parecem ter nascido com? Não se preocupe, pois você não está sozinho.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades para manter as plantas de casa vivas, seja por falta de tempo, de conhecimento ou até mesmo de atenção. Mas não se preocupe, pois isso pode ser mais simples do que você imagina.

Quando pensamos em um jardim bonito e saudável, é preciso considerarmos diversos fatores, como quais são as plantas certas para o ambiente, como regar, adubar, podar, transplantar, prevenir e combater pragas e doenças. Aqui, iremos te ensinar os principais pontos, o que definitivamente fará suas plantinhas viverem lindas por muito mais tempo.

Como manter as plantas vivas e lindas em casa

Antes de qualquer coisa, não é preciso se assustar, por mais que pareça muita informação de uma vez. Ao fim deste curto texto, você verá que cuidar de plantas não é tão difícil quanto parece e poderá usufruir de todos os benefícios que elas trazem para a sua saúde e o seu bem-estar. Vamos lá?

Planta certa no lugar certo

Antes de qualquer coisa, você precisa saber onde posicionar cada tipo de planta. Por exemplo, não é uma boa ideia cultivar um cacto em uma parte sombria da casa. Então, verifique os ambientes, a iluminação e a umidade disponíveis em sua casa.

Resumidamente, você deve cultivar plantas tropicais ou subtropicais em ambientes mais claros e úmidos, como o banheiro e a cozinha. Por outro lado, cactos e suculentas precisam receber o máximo possível de luz solar, na maioria dos casos. Por isso, pesquise a planta que deseja cultivar e qual é o melhor lugar para isso.

Adubar ou não, eis a questão

No caso das plantas domésticas, a maioria delas sobrevive com muito pouco ou nenhum tipo de fertilizante. É claro que, em alguns casos, essa suplementação alimentar pode render resultados mais impressionantes.

Então, se for usar fertilizantes, o melhor momento para isso é durante os meses de verão, que é quando as plantas crescem mais. Para escolher o melhor fertilizante, pesquise um específico para seu tipo de planta e se surpreenda com os resultados. Mas não exagere, já que algumas espécies são sensíveis ao excesso de nutrientes.

Regas

Aqui, também é importante conhecer o tipo de planta que tem. Por exemplo, um cacto vai lidar muito bem com a escassez de água por um bom tempo, enquanto outras plantas precisam de água mais constantemente.

Um truque de ouro nesse sentido é tocar o solo em que a planta está, preferivelmente enfiando um pouquinho o dedo na terra. Se estiver seco, regue até que fique úmido. Se ainda estiver úmido, não é hora de fazer a rega.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS