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Economia

Pedido no INSS pendente? O que fazer após a perícia

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Existem muitos brasileiros que recorrem ao benefício por incapacidade temporária do INSS, também conhecido popularmente como auxílio-doença. Ao realizar essa requisição, o trabalhador será avaliado por meio de perícia médica presencial ou então via análise documental (Atestmed).

Nesta segunda opção, o solicitante envia o seu atestado médico e mais os outros documentos pertinentes através do app Meu INSS. Enquanto isso, o o processo de perícia tradicional ocorre em uma própria agência da Previdência Social. Assim, quando essa fase do atendimento médico se conclui, o solicitante pode conferir o resultado no mesmo dia.

Entretanto, as informações para a conferência são somente disponibilizadas a partir das 21h, nos canais de atendimento do referido órgão, ou pelo telefone 135, que também pode ser utilizado para aqueles que não têm acesso à internet.

E se o resultado não sair no prazo? O que pode ser feito?

Isso é raro de acontecer, mas caso o resultado não respeite o prazo padrão definido, então pode ser que alguma pendência possa ter ocorrido. Isso pode ser motivado principalmente por dados cadastrais desatualizados ou conflitantes.

Para resolver tal problema, será necessário agendar o serviço “Acerto pós-perícia” pelo telefone 135, lembrando que o benefício por incapacidade temporário é voltado exclusivamente para as pessoas que por motivos de força maior estão incapazes de desenvolver suas atividades laborais por mais de 15 dias corridas, devido a acidentes ou doenças.

Portanto, para ter direito a essa “salvaguarda” é preciso que o cidadão possua 12 contribuições mensais ao INSS (em dia), com exceção dos casos de doenças isentas de carência previstas em lei ou acidentes de trabalho. Agora, caso alguém não seja mais segurado ou tenha parado de contribuir, deverá então cumprir metade da carência.

Dessa forma, uma vez que um procedimento tenha sido iniciado, todo o seu acompanhamento pode ser feito por meio do site ou app Meu INSS. Assim, será através do seu e-mail cadastrado é que você receberá mensagens sobre o andamento do seu pedido e demais detalhes sobre documentação pendente ou demais intercorrências.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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