Conecte-se conosco

Saúde

Yakult: tem ou não tem lactobacilos?

Publicado

em

Você tem o hábito de consumir o famoso Yakult, aquele leite fermentado que promete melhorar a saúde intestinal com os seus lactobacilos vivos? Será que tais lactobacilos realmente existem na bebida e fazem bem para o seu organismo?

A seguir, vamos esclarecer essas e outras dúvidas sobre o Yakult, baseados em testes realizados por cientistas e curiosos sobre o assunto. Confira se o produto realmente entrega o que promete aos consumidores ou se não passa de estratégia de marketing.

O que é o Yakult?

Imagem: Reprodução / Site Sabor na Mesa

O Yakult é um produto lácteo fermentado por uma bactéria chamada Lactobacillus casei Shirota, que foi isolada pelo médico japonês Minoru Shirota em 1930.

Essa bactéria é considerada probiótica, ou seja, ela ajuda a regular a flora intestinal e a prevenir infecções e doenças, sendo benéfica para o corpo.

O Yakult tem ou não tem lactobacilos?

Sim, o Yakult tem lactobacilos vivos. Segundo o fabricante, cada frasco de 80 ml contém cerca de 8 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, que são resistentes ao ácido gástrico e às enzimas digestivas. Isso significa que eles conseguem chegar vivos ao intestino, onde exercem sua ação benéfica.

Alguns cientistas e curiosos sobre o assunto, como a personalidade por trás do @LosSacaSangre, perfil do TikTok famoso por realizar testes em alimentos, avaliaram a bebida com microscópio a fim de encontrar os tais organismos que a embalagem promete conter.

O resultado foi surpreendente, e, sim, é possível identificar os lactobacilos vivos na bebida que se tornou tão popular na mesa dos brasileiros, inclusive entre as crianças.

Como consumir o Yakult?

O Yakult pode ser consumido por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. A recomendação é ingerir um frasco por dia, de preferência em jejum ou antes das refeições. O produto deve ser mantido sob refrigeração e agitado antes de abrir.

Apesar do consumo do Yakult ser considerado seguro, algumas pessoas devem evitá-lo ou consultar um médico antes de passar a ingeri-lo, como quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, principais ingredientes do produto.

Além disso, o Yakult contém açúcar em sua composição, o que pode ser um problema para quem tem diabetes ou está em dieta de emagrecimento. Por isso, é importante verificar o rótulo nutricional e controlar a ingestão de calorias.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS