Conecte-se conosco

Agronegócio

Como cultivar campânula: A flor-de-sino em casa

Existe uma espécie de flor de beleza sem igual que pode ser um elemento de destaque em qualquer residência. Justamente por isso ela se tornou mundialmente tão popular e famosa entre as pessoas.

Publicado

em

A dica de hoje é para você que quer deixar o seu jardim muito mais bonito! Falaremos de uma espécie de flor extremamente bela e exclusiva, a campânula. Essa maravilha da natureza é nativa da Europa, sendo bastante utilizada para decorar ambientes internos e também como presente.

Porém, aqui no Brasil a maioria das pessoas a conhece por outro nome, consegue adivinhar qual é? Essa vegetal incrível é chamado de flor-de-sino, justamente devido ao formato das suas pétalas, que lembram um grande sino de igreja, daqueles bem antigos.

Em países como o Japão, esse espécime é conhecido também como “flor do agradecimento“, sendo largamente utilizado para presentear entes queridos. Segundo botânicos, atualmente a “família” do gênero possui mais de 430 variedades espalhadas mundo afora e cada uma possui suas próprias particularidades.

Agora, uma característica que realmente chama a atenção na flor-de-sino é a sua resistência e durabilidade. Depois que florir, ela consegue manter as pétalas abertas por um período de até 30 dias. Talvez seja por isso que ela se tornou um item de decoração tão querido em tantos lugares diferentes.

Como posso cultivar a planta com sucesso?

Se você se interessou e deseja ter essa verdadeira joia da natureza aí no seu jardim, então saiba que o cultivo é bastante simples. É possível manter as campânulas tanto em vasos como direto na terra, mas alguns cuidados especiais precisam ser observados.

Para começar, antes de começar o plantio é importante escolher o local de forma prévia. Estamos falando de uma flor oriunda de climas temperados, então ela não lida bem com exposição solar em excesso e altas temperaturas. Assim, o ideal é optar por um lugar com sombra, mas que também pegue um pouco de sol nas horas mais amenas do dia.

Então, caso o seu plantio for feito em um vaso, saiba que ele precisa conter de 14 a 15 cm de diâmetro e ter vários furos na base, para que a água das regas possa escoar e as raízes do vegetal não apodreçam devido à umidade acumulada.

Já quanto ao substrato, recomenda-se que ele seja drenável, ou seja, facilite a passagem da água e os motivos para tal são os mesmos citados logo acima. A mistura também deve possuir bastante matéria orgânica e o húmus de minhoca e o esterco bovino são boas opções para começar.

Lembrando que, as campânulas precisam ser regadas de maneira diária, ainda mais nas estações mais quentes como o verão e a primavera. Mas, jamais se esqueça de não umedecer demais o solo ao redor, pois isso favorece o surgimento de fungos que podem ser nocivos para a espécie.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS