Saúde
A beleza vem do arroz? Mergulhe na tendência da água mágica
Existem diversos produtos naturais destinados a melhorar a pele, mas este, em especial, se destaca entre os outros, e o melhor: você com certeza tem em casa!
Atualmente, existe uma infinidade de produtos cosméticos destinados a deixar a aparência de uma pessoa mais jovem e bela. Entretanto, ainda há quem prefira se valer de itens de origem natural, que não agridem tanto o organismo quanto as opções industrializadas.
Assim, uma das grandes tendências do momento é a água de arroz, que por sua vez é um dos alimentos mais consumidos do mundo. Segundo as pessoas que utilizam tal solução, é possível clarear a pele, eliminar espinhas e deixar o rosto muito mais jovial.
Mas a pergunta que não quer calar é: será que isso realmente funciona ou se trata apenas de um placebo? De acordo com a especialista em dermatologia pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), Dra. Lilian Delorenze, esse produto deve ser usado na versão natural, para não ocorrerem efeitos adversos.
A doutora orienta:
“A partir do cozimento somente com água, o arroz libera vitaminas do complexo B e sais minerais que oferecem um efeito antioxidante. Lance mão após o cozimento, assim que resfriar, ou no máximo até 48h depois do preparo, se conservado na geladeira, para que não haja contaminação microbiana.”
Quais são os principais benefícios e cuidados?
Um dos principais compostos presentes na água de arroz se chama inositol e é uma espécie de carboidrato que possui componentes hidratantes e antioxidantes. Ele promove o crescimento saudável das estruturas celulares e ainda estimula o fluxo de sangue, prevenindo irritações e inflamações na pele.
Dessa forma, também é possível atenuar os sinais de envelhecimento, conferindo a pessoa um aspecto muito mais jovem do que o aparentado pela sua idade biológica. Logo, existem muitas receitas e modos de preparar a referida infusão, mas os especialistas alertam para os cuidados necessários nesta prática.
Por exemplo, quando deixado em descanso, a tendência é que o líquido comece a formar um pó que funciona como uma espécie de talco, podendo atuar na absorção da oleosidade e conferindo um efeito clareador bastante superficial.
“Se você sofre com ressecamento da pele, essa solução não é indicada para você“, pontua a doutora.
Portanto, a profissional sugere que a pessoa que decidir utilizar a água de arroz o faça logo pela manhã, molhando o rosto com um algodão embebido na mistura, deixando a substância agir por alguns segundos e retirando-a logo em seguida, com o auxílio de uma toalha macia.
Dessa forma, apesar de não haver graves contraindicações recaindo sobre essa fórmula natural, os médicos orientam que, no caso de surgirem manchas e irritações, o uso deve ser interrompido e a pessoa deve buscar ajuda adequada de imediato.
-
Política13 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças2 dias atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Economia1 dia atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades1 dia atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida
-
Loterias1 dia atrás
Quais são as chances de ganhar na Loteria Federal? Entenda como funciona