Economia
PIS 2022 definido! Mas… Os pagamentos começam já na próxima semana?
Descubra se a Caixa já revelou as datas de pagamento e os valores para os repasses do PIS/Pasep com ano-base em 2022.
O PIS/Pasep é um benefício pago aos trabalhadores que atendem a certos requisitos, como ter recebido até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base que é considerado para os pagamentos.
O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago pela Caixa Econômica Federal. O Pasep, por sua vez, é destinado aos servidores públicos e é pago pelo Banco do Brasil.
As siglas PIS e Pasep significam, respectivamente, Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Esses programas foram criados para servir como uma espécie de financiamento do seguro-desemprego, do abono salarial e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O valor do benefício pode chegar a até um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base. No entanto, os pagamentos referentes ao ano de referência 2022 ainda não tiveram suas datas definidas, em virtude dos atrasos no calendário dos programas que vieram na pandemia.
PIS/Pasep ano-base 2022: Quando e quanto?
Como mencionado, ainda não temos datas anunciadas para os repasses, nem mesmo sobre os valores. Então, o que vemos, na prática, é um aumento no intervalo entre o período de distribuição e o ano-base, que agora é de dois entre si.
Normalmente, o PIS é anunciado no final de dezembro para o próximo ano, mas isso ainda não aconteceu em relação ao ano de referência de 2022. Conforme se percebe, com os dois anos de distância, o salário mínimo do ano da distribuição será o de 2024.
Por isso, ainda não é possível calcular o valor do PIS/Pasep, já que o piso salarial para 2024 ainda continua em aberto, até que o governo federal anuncie qual será o valor do mínimo. O que sabemos é que os maiores repasses do PIS serão feitos para quem trabalhou durante todo o ano-base, que, no caso, será o de 2022.

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia15 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio11 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano1 dia atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor