Conecte-se conosco

Commodities

Faturamento do setor de mineração no Brasil sobe para R$ 50,7 bi no 3º tri

Alta é de quase 30% em relação aos 39,2 bilhões de reais registrados no segundo trimestre.

Publicado

em

A indústria de mineração no Brasil faturou um total de 50,7 bilhões de reais no terceiro trimestre, alta de quase 30% em relação aos 39,2 bilhões de reais contabilizados no trimestre anterior, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

De janeiro a setembro, a receita do setor chegou a cerca de 126 bilhões de reais, com alavancagem da valorização cambial e dos preços das commodities, ainda de acordo com o Ibram.

Contudo, pelos resultados vistos até agora, o faturamento da indústria de mineração do Brasil deverá ficar bem acima dos 153 bilhões de reais de todo o ano passado, com as importações aquecidas da China ditando o ritmo.

“Continuamos vendo a China de forma bastante sólida em termos de consumo, a Europa ainda tem alguns problemas, tem outro possível cenário relacionado à Covid-19, mas a China e outros países da Ásia são os principais importadores dos nossos produtos”, explicou Wilson Brumer, presidente do conselho deliberativo do Ibram.

O Ibram informou que o minério de ferro foi responsável por aproximadamente 63% do faturamento no terceiro trimestre, com 32 bilhões de reais, seguido pelo ouro, com 13% ou 6,6 bilhões de reais; cobre, com 6%, ou 3,2 bilhões de reais; calcário dolomítico, com 3%, ou 1,4 bilhão de reais; e bauxita, com 2%, ou 1,1 bilhão de reais.

De julho a setembro, os maiores acréscimos do faturamento em reais ante o segundo trimestre foram as do calcário dolomítico (54%); minério de ferro (37%); ouro e fosfato (22%, cada); cobre (6%). Por outro lado, o faturamento da bauxita caiu 17%.

O Pará, grande produtor da commodity, possui a maior participação no faturamento no terceiro trimestre, respondendo por 43%, ou 21,6 bilhões de reais, com alta de 29% frente ao período de abril a junho.

Já Minas Gerais participou 30% a mais do que no trimestre anterior, com contribuição de 38% no faturamento nacional, ou 19 bilhões de reais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS