Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Guide inicia cobertura da petroquímica Braskem

A recomendação é de compra.

Publicado

em

A Guide Investimentos iniciou a cobertura da petroquímica Braskem (BRKM5).

A corretora tem recomendação de compra, com preço-alvo em R$ 30, conforme relatório encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, a companhia está no pior momento do ciclo econômico petroquímico. “Os spreads dos seus produtos estão bem abaixo da média histórica e mesmo um ano a frente não temos visibilidade de melhora relevante. Do lado positivo, diversas empresas têm feito propostas para comprar a fatia da Novonor na Braskem o que possivelmente beneficiará os acionistas pelo direito de Tag along”, disse.

E acrescentou: “julgamos que existe 80% de probabilidade de a venda ocorrer em um futuro não muito distante. Contudo, a alienação fiduciária das ações da Braskem em posse dos bancos e a participação relevante da estatal Petrobras podem impedir um acordo de venda. Comparando a seus pares de mercado, não vemos um desconto muito atrativo nas ações da Braskem. Embora ainda sim exista um potencial de upside.”

Apesar da recomendação de compra, a Guide adverte que as ações da Braskem devem performa mal até que se vislumbre uma melhora no cenário macroeconômico mundial.

Braskem

Ainda de acordo com a Guide, o modelo de negócio da Braskem se baseia na transformação de matérias-primas em produtos químicos e plásticos.

“Essa indústria é organizada em produtores de primeira, segunda e terceira geração. A primeira geração produz os petroquímicos básicos, como eteno, propeno, gás natural e etc. Esses compostos são fundamentais para a segunda geração que é a etapa na qual a Braskem opera, que envolve a fabricação de resinas termoplásticas (PE, PP e PVC), utilizadas posteriormente pela terceira geração, pelas empresas de transformação”, disse.

E acrescentou que a petroquímica compra sua matéria prima de diversos fornecedores, sendo o principal deles a Petrobras.

A diversidade de parceiros é importante para garantir o fornecimento da sua matéria-prima. Com a petroleira, a companhia possui contratos de longo prazo com volumes mínimos e preços pré-estabelecidos que variam de acordo com preços internacionais.

A existência desses acordos também favorece a previsibilidade das suas operações. Entre esses processos, o mais relevante para Braskem é a transformação de Nafta em PVC e em principais químicos como eteno, propeno, benzeno, tolueno, paraxileno, butadieno, cumeno e gasolina.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS