Conecte-se conosco

Economia

O que está por trás do valor do PIS/Pasep 2022 e sua possível antecipação?

O PIS/Pasep é um benefício que os trabalhadores têm direito a receber todos os anos. Veja aqui tudo o que precisa saber sobre o pagamento referente ao ano-base 2022.

Publicado

em

O PIS/Pasep é um benefício que funciona como uma espécie de 14º salário pago para alguns trabalhadores que se enquadrem nos critérios estabelecidos por cada um dos programas. O PIS é a sigla para Programa de Integração Social, destinado aos trabalhadores do setor privado, e pago pela Caixa Econômica Federal.

O Pasep, por sua vez, é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, destinado, claramente, aos servidores públicos, e pago pelo Banco do Brasil. Os dois programas foram criados na década de 1970 com o objetivo de financiar o desenvolvimento econômico e social do país.

Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep, é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exercido atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.

É preciso ainda estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono salarial pode chegar até um salário mínimo, a depender de quantos meses o profissional trabalhou no ano-base. Só recebe o valor total quem trabalhou todos os meses do ano de referência.

PIS/Pasep ano-base 2022: valores e datas de pagamento

Agora que os pagamentos referentes ao ano-base 2021 chegaram ao fim, os trabalhadores brasileiros já se questionam sobre o valor e o calendário de pagamentos para o abono salarial referente ao ano de exercício de 2022. O que se espera, até o momento, é que os pagamentos ocorram em 2024.

Mesmo assim, é importante ressaltar que o governo federal, pelo menos até agora, não manifestou nenhum comunicado sobre o calendário do PIS/Pasep. Em relação aos valores, também é preciso aguardar, já que os pagamentos são feitos com base no salário mínimo vigente, ainda não anunciado para o próximo ano.

Para conferir se você tem direito ao saque ou mais informações sobre o PIS/Pasep, é possível entrar em contato por meio da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158, bem como através da Carteira de Trabalho Digital ou pelo site do governo federal.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS