Conecte-se conosco

Saúde

Anvisa proíbe venda de produto após casos de intoxicação alimentar

Surto de intoxicação alimentar assusta São Paulo e faz com que o órgão regulador suspenda a comercialização do item responsável.

Publicado

em

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) surpreendeu a muita gente ao proibir o uso e a venda do atum ralado em óleo comestível da marca Cellier Alimentos Linha Profissional, SIF 3699, lote 08/05/2023.

O fato ocorreu no dia 18/08 e, segundo as autoridades competentes, a razão se deu por conta de um relato de um surto ocorrido em CEIs (Centros de Educação Infantil) situados no município de Campinas (SP), depois que crianças consumiram o alimento.

Pelo que se sabe até o momento, os sintomas apresentados são compatíveis com intoxicação alimentar por histamina. Logo, após a realização de alguns exames meticulosos feitos pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), esse quadro foi efetivamente confirmado.

Segundo os médicos, os níveis de histamina estavam bem acima do limite aceito pela lei. Infelizmente, tal substância não some com o tratamento térmico dos peixes e pode causar quadros graves, se a quantidade estiver em níveis perigosos.

Afinal, o que é a histamina?

Muitas pessoas nunca tinham ouvido falar de “histamina” antes do ocorrido. Trata-se apenas de uma substância que surge depois que os peixes já estão mortos e as suas condições de armazenamento e manuseio são precárias.

Infelizmente, não há sinais físicos claros que podem indicar um produto contaminado, o que faz com que essa situação seja ainda mais preocupante. Muitas vezes, as contaminações são inclusive confundidas com simples reações alérgicas pelas pessoas acometidas.

Assim, um dos principais sintomas são erupções na pele presentes especialmente na parte superior do corpo. Além disso, o paciente também pode apresentar dores fortes de cabeça, vômitos, náusea e diarreia. Em casos mais graves, idosos e indivíduos que já sofram com outras doenças podem ser ainda mais afetados.

Justamente devido a essa preocupação, foi que a Anvisa ordenou que os lotes contaminados fossem retirados de circulação. O processo fica a cargo da empresa responsável pelos alimentos e precisa ser realizado de imediato após a notificação do órgão.

É importante salientar que a Agência realiza constantes fiscalizações para evitar que ocorrências como essa aconteçam e prejudiquem inúmeros consumidores. Então, caso você aí na sua casa tenha se sentido mal após ingerir algum alimento, procure atendimento médico imediato e, depois, não hesite em fazer uma denúncia!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS